Além disso, esse profissional tem que ser bastante organizado e comunicativo para construir uma boa relação com suas equipes e com os clientes. A tecnologia BIM, que em português significa Modelagem de Informação da Construção, tem como finalidade orientar a programação fina da obra, como as tarefas a serem realizadas. Em outras palavras, o armazenamento das informações em nuvem possibilita o acesso ao cronograma, registros e relatórios de obras de qualquer lugar, desde que o profissional esteja conectado à internet. Dessa forma, para garantir o abastecimento de materiais e insumos, a melhor estratégia é investir na segurança do estoque para inibir extravio e furtos que podem significar prejuízo para a construtora. Gerir o estoque também é fundamental para que você cumpra o cronograma de execução da obra.
Alerte sobre os cuidados que devem ser tomados e sobre as providências em casos de emergência. Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para executá-los. “Para quem está em início de carreira, isso pode ser conseguido estagiando em grandes construtoras”, comenta Renata Marques, que começou dessa maneira. O gerenciamento de obras no Brasil é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. Porém, na maioria das vezes, essa tarefa é preterida por arquitetos e abraçada pelos engenheiros. Buscamos o aprimoramento contínuo de nossos processos, através de inovações tecnológicas, além de buscar sempre a motivação dos colaboradores e fortalecimento das parcerias comerciais.
A segurança do trabalho consiste em um conjunto de ações que visam atender as recomendações e exigências legais para o trabalho seguro.
Selecionar as pessoas certas para as atividades também é muito importante para que o desenvolvimento da obra corra bem. Assim como em outras áreas, um bom planejamento é a base de todo projeto. É algo que já acontece com uso, por exemplo, de dispositivos IoT que utilizam Inteligência Artificial para medir o avanço da construção e atualizar stakeholders, bem como destravar gatilhos contratuais em smart contracts.
Respeitar, Controlar E Cumprir O Orçamento E O Cronograma;
No Brasil, a gestão de obras é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. A boa notícia é que existem soluções tecnológicas hoje em dia capazes de auxiliar o profissional na sua capacidade de organização, comunicação e controle de todas as variáveis envolvidas no processo de gestão.
O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido. O Curso Online Grátis de Gestão e Gerenciamento de Obras do GINEAD – Instituto Nacional de Ensino à Distância – é um dos melhores cursos rápidos na área. Por meio do Curso Online Gratuito de Gestão e Gerenciamento de Obras o aluno terá a oportunidade de se atualizar e ampliar seu conhecimento. O estudante estará mais preparado para encarar o mercado de trabalho e conquistar uma boa colocação profissional.
Saber Controlar Prazos E Custos
O consultor reforça ainda que isso vale, principalmente, para empreendimentos de médio e pequeno portes, onde o turn over (troca constante de mão de obra) é mais acentuado. “Neste tipo de obra é preciso fazer uma gestão de pessoas focando no indivíduo, a fim de motivá-lo a aderir ao espírito de equipe. Essa adesão se faz vinculando treinamento com bonificações, que muitas vezes não precisam ser financeiras, mas de cunho social”, alerta.
O Papel Do Gestor De Obras
É papel do gestor de obras garantir que todos os colaboradores estejam utilizando os equipamentos de segurança individual adequados, bem como a sinalização correta do canteiro de obras. Chamber of Commerce viu que 70% dos empreiteiros acreditam que o uso da tecnologia pode melhorar a produtividade, o cronograma de construção e ainda melhorar a segurança no canteiro de obras. Não há como fazer uma boa gestão de obras sem contar com o auxílio da tecnologia. Felizmente, existem softwares capazes de ajudar calculadora drywall engenheiros e arquitetos em seu dia a dia de planejamento de projetos e execução de obras. Um bom relacionamento com a equipe é fundamental para gestores de qualquer tipo de projeto. Para uma obra, isso pode significar maior dinamismo nas etapas que envolvem diferentes tipos de profissionais, o que é sempre benéfico para o cumprimento dos prazos. Ainda que não seja algo fundamental apenas para o desenvolvimento do gerente de obras, é bom apontar que a atualização é parte importante da profissão.
Afinal, o orçamento e o controle de tempo são elementos mais importantes que uma empresa da construção civil deve lidar. Por isso, o orçamento e o cronograma de obras são os documentos mais importantes, pois lidam diretamente com esses importantes elementos. Ter um bom relacionamento com todas as áreas também facilita a vida do gestor.