Não existe uma regulamentação que defina a quantidade de horas aulas necessárias para a formação de um designer de interiores. Portanto, em tese, todos esses cursos habilitam o profissional na área. Contudo, para emitir Atestado de Responsabilidade Técnica, documento emitido pelo CREA onde o designer se responsabiliza e assina o projeto, é necessário possuir certificação com no mínimo 1200 horas aulas.
Saiba quais são as atribuições desse profissional, suas áreas de atuação e a formação indicada para se destacar no mercado. Contratar um designer de interiores hoje é, na maioria dos casos, sinônimo de sossego e economia. Para se ter uma ideia, os primeiros relatos de design de interiores são datados antes de 1.000 a.C. Naquela época, os egípcios construíam casas de barro e as preenchiam com mobiliário de madeira, tapetes de palha e tecidos de pele de animais. Bom dia, será que o sr Garibaldi, autor deste texto tendencioso está lendo os comentários?
Diferença Entre Designer De Interiores E Design De Interiores?
No curso do Centro Universitário CESMAC, os alunos aprendem a projetar ambientes, decorando, escolhendo móveis e encontrando a melhor disposição dos objetos. Tudo isso com objetivo de proporcionar conforto e praticidade para as pessoas que utilizarão o espaço. Diferente do decorador, o designer de interiores, além de pensar a parte estética, também trabalha com a funcionalidade, a proporção e a harmonia do ambiente. Esse profissional está habilitado para trabalhar com questões de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica.
Áreas De Atuação
Hoje, quando o cliente me pede para derrubar uma parede, ou fazer qualquer tipo de modificação que impacte na estrutura existente, eu sou obrigada a fazê-lo com um engenheiro! Pois este sim, quer saber dos pontos ao qual estou pensando para satisfazer a necessidade do cliente, e a atuação do engenheiro em conjunto com a minha – na área de design de interiores, é que resulta num trabalho seguro para o cliente! Pois todas as guias exigidas pela prefeitura ele emite junto ao CREA, assegurando que o projeto pode ser executado dentro da legalidade. A diferença entre arquiteto, designer e decorador é simples, designer e decorador nao põe em risco a vida das pessoas como estamos cansados de ver nos noticiários construções desabarem por irresponsabilidade de arquiteto que quer passar por cima dos engenheiros!!! Em 100 anos de atuação do designer ou decorador no Brasil nunca houve noticia de construcoes que ruiram por culpa destas duas categorias. Isso tudo pq nao somos loucos de fazer qualquer alteração estrutura ou de vedação ou divisão que seja sem o consentimento de quem realmente é capacitado para o assunto.
Por isso, a criatividade deve ser usada para elaborar soluções que nunca foram pensadas antes. De nada adianta elaborar um projeto lindo se ele não estiver de acordo com o que o cliente precisa. Diante do crescimento da área, os profissionais têm excelentes chances de sair do lugar comum para atuar não apenas nos interiores de casas. Apesar de ser uma profissão já bem conhecida, há quem ainda pense que os designers estão limitados ao ato de desenhar. Ajudar pessoas com paixão por design de interiores, pessoas assim como você, a descobrir como é fácil aprender as habilidades desta área, estudando conosco. Ah, muitas pessoas confundem desiGN de interiores com desiGNER de interiores, trocando suas funções, mas é importante saber a diferença afim de não gerar conflitos de significados.
É Possível Estudar Psicologia Ead? Entenda
O que eu percebo é o pouco entendimento dos profissionais sobre a área de atuação de cada um. Isso é um problema sério das instituições de ensino que não sabe explicar aos alunos até onde ele pode ou não ir. Isso não é apenas referente as profissões acima sitadas, também é visto isso com muita frequência na Área de Saúde. Tem muita gente aqui pensando que a profissão de arquiteto se resume ao tema do debate ” interiores”.
É fato que o designer de interiores é quem melhor entende das necessidades do cliente, referente ao interior, por isso, é ele quem complementa o fechamento da obra. Dessa forma, trabalham em estreita colaboração com arquitetos no que tange a parte estrutural da obra, e com empreiteiros que decoração são os executores dos projetos. Em outras palavras, se o cliente quer ir além de somente maquiar o espaço, ele vai precisar de um designer de interiores. Achei interessante o crescente interesse dos designers pelo site do CAU e também pela nossa profissão, isso nos engrandece, é ibope.
A habilitação em Design de Interiores costuma ser parte do curso de Design na maioria das universidades e faculdades do Brasil. Muito mais abrangente, a graduação em Design oferece ao aluno a possibilidade de especialização em diversas áreas, entre elas a de Design de Interiores. Ainda é possível encontrar cursos técnicos de Design de Interiores, nos quais os alunos estudam temas específicos e obtêm uma formação ainda mais prática que os cursos tecnológicos. Já o curso tecnológico de Design de Interiores tem como foco a elaboração prática de projetos, bem como a realização de pesquisas de tendências e outras atividades mais voltadas à atuação no mercado de trabalho.
Por ser uma área onde a atuação se dá de maneira bastante diversa, seja em escritórios, agências ou mesmo de modo autônomo, os salários também variam muito. Vale ressaltar que foram registrados apenas quatro cursos de Design de Interiores pelo portal. Entretanto, a título de comparação, listamos também as dez maiores notas de corte para o curso de Design, pelo qual é possível obter a especialização em Design de Interiores. Como você pode perceber, o Ranking leva em consideração as variações do curso de Design de Interiores, como “Artes Visuais – Design de Interiores”, “Decoração e Design”, “Design de Ambientes” e, é claro, “Design de Interiores”. Cada profissional desenvolve seu método, eu trabalho com três tipos de projeto, sendo o Memorial Descritivo, Projeto Executivo e Projeto Completo em 3D. Após uma obra assertiva, provavelmente haverá uma valorização significativa do seu imóvel no mercado, permitindo um maior valor de revenda.