Cada pessoa possui o seu próprio estilo, gosto e personalidade, mas existem algumas regras básicas que podem ser aderidas por todos na hora de escolher um mocassim em determinadas ocasiões. O Loafer é muito versátil, além de agregar muita praticidade para o dia a dia, pode ser combinado com os mais variados tipos de look, sejam eles em cores neutras ou em cores mais vibrantes. Use com bermudas, jeans ou calça social e assim obterá um resultado perfeito.
Durante a Idade Média, existem registros de um calçado de madeira, similar à plataforma, usado para manter os sapatos caríssimos e chiques da nobreza longe da lama e dos detritos das ruas. Já por volta de 1400, diz-se que pelos arredores da Turquia, foram vistos os primeiros sapatos de plataforma, variando de 14 a 40cm de altura! Esses sapatos ficaram bem famosinhos na época para a prática de quitação – tanto por homens quanto mulheres. Algum tempo depois, os saltos mais finos começaram a ganhar espaço, sendo considerados muito mais elegantes.
O processo de vulcanização da borracha, desenvolvido no ano de 1839, foi utilizado, inicialmente por Charles Goodyear para melhorar a qualidade dos pneus fabricados por sua empresa. A partir da daí, algumas indústrias passaram a produzir calçados mais confortáveis. Não numa passarela para desfiles ou numa festa, mas nos campos de batalha de guerras na Ásia. O primeiro salto alto da história fazia parte de calçados militares, como explica o historiador Greg Jenner. Os sapatos simples de couro deram espaço a belos calçados, desenhados com muito requinte, cores, texturas e claro, conforto para os pés.
Salto alto para aprisionar mulheres
Durante o boom do pós-guerra, os americanos começaram a projetar chinelos em novas cores e padrões brilhantes, usando-os para a sua conveniência e conforto. Na década de 1960, esse item ficou conhecido principalmente como uma parte do estilo de vida casual nas praias da Califórnia. O calçado também parece estar muito associado à emancipação feminina e ao feminismo , observa-se que todas as épocas que as mulheres tomaram as rédeas de sua posição política na sociedade, o sapato ascende como moda.
Clássico do closet: A história do salto alto
A tirinha foi de extremo sucesso nos EUA, tanto que foi capitalizado e modelos do calçado foram vendidos associados aos personagens. Com essa internacionalização, vieram os modelos assinados, tendo o estilista Jean-Paul Gaultier como o primeiro a criar junto à Melissa. Depois, tivemos a polêmica Vivienne Westwood, com uma coleção ousada e irreverente, que é atualizada até hoje. Quem é que nunca desejou uma Lady Dragon Heart que atire a primeira pedra! Outro nome de peso foi a arquiteta iraquiana Zaha Hadid, trazendo outras linguagens da arte para o mundo dos calçados. O mesmo aconteceu com o arquiteto italiano Gaetano Pesce, o estilista britânico Gareth Pugh, o também estilista taiwanês-canadense Jason Wu e o diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld.
Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo
Já o Loafer, que traz as mesmas características descritas acima, possui duas versões para sua origem. Na região onde fica hoje a Armênia, mais ou menos 5 mil anos atrás, na mesma época em que inventaram a escrita e a roda, o primeiro sapato era criado pelo homem. Outras marcas de destaque do grupo são a Alme, especializada em sapatos e bolsas, e a Fiever, marca com produtos masculinos e femininos. Assim, a holding Arezzo & Co que engloba não apenas a marca Alexandre Birman, voltada para calçados de luxo, mas também outras empresas como Schutz, Anacapri, Vans, Reserva, Fiever, Alme e Troc. Assim, em 1995, aos 19 anos, Birman lançou a marca de calçados Schutz.
O homem quer experimentar, ver se é leve, se pega no calcanhar, se tem que usar bandaid. Há pouco tempo um cliente nos escreveu que ‘nunca comprei pela internet, estava com receio, mas gostei muito do produto, faz tempo que estou namorando’, e eu fiz toda essa explicação. Ele respondeu ‘eu já sou fã da Louie e agora vou comprar, porque você me deu uma explicação sensata’.
Se o plano de Birman der certo, um vídeo seu deverá circular nas redes do mercado financeiro. Ao assumir a empresa, o executivo definiu uma meta muito ousada e afirmou que, se a batesse, cantaria “Faroeste Caboclo”, do Legião Urbana, fantasiado de Renato tenis da dolce gabbana Russo, em frente à B3. Dias depois, visitando uma feira de calçados, Birman descobriu que um italiano ali presente estava com coronavírus. Na mesma semana, chamou seus franqueados para uma reunião e avisou que as lojas provavelmente fechariam em breve.
A principal característica do mocassim é que não possuem cadarços, encaixando fácil nos pés. O solado é mais fino na frente, tendo um pequeno salto na parte de trás. O tênis passa a ser um significado cultural maior a partir dos anos 1980, quando grupos de jovens de diversos estilos musicais passam a adotá-lo, em especial o All Star.