Tecnologia

TRANSTORNO DO INTERESSE E EXCITAÇÃO SEXUAL FEMININO: TABUS E TRATAMENTOS DISPONÍVEIS ISSN 1678-0817 Qualis DOI

Nesse contexto, indivíduos com obesidade podem apresentar aspectos emocionais e psicológicos que desempenham papéis como causadores, mantenedores ou contribuintes para o agravamento da condição. Condições que aumentam os níveis de estrogênio ou diminuem os de andrógenos (hormônios masculinos) podem predispor ao câncer de mama. A síndrome de Klinefelter, uma condição genética rara onde homens nascem com um cromossomo X extra (XXY), leva a níveis mais altos de estrogênio e ginecomastia, elevando o endocrinologista em Florianópolis risco em até 20 a 50 vezes. Embora seja majoritariamente associado ao universo feminino, o câncer de mama pode, de fato, afetar homens.

A quebra do silêncio e do tabu em torno do câncer de mama masculino é o maior “exercício” que podemos realizar coletivamente. Para homens com histórico familiar de câncer de mama ou outras características que sugiram uma predisposição genética (como a presença de mutações BRCA), o aconselhamento genético é altamente recomendado. Isso pode ajudar a avaliar o risco, discutir a possibilidade de testes genéticos e desenvolver um plano de rastreamento personalizado, que pode incluir vigilância mais frequente. Durante a consulta, o médico realizará um exame físico da mama e da axila, buscando nódulos, alterações na pele ou mamilo, e linfonodos aumentados.

Principais distúrbios hormonais nas mulheres

Exames adicionais como tomografias computadorizadas (TC) do tórax, abdome e pelve, ressonância magnética (RM) da mama, cintilografia óssea e PET-CT podem ser solicitados para um estadiamento preciso, especialmente em casos de tumores maiores ou com suspeita de disseminação. O estadiamento é fundamental para guiar as decisões de tratamento e determinar o prognóstico. O sinal mais comum e, portanto, o mais importante a ser observado é um nódulo ou caroço na região mamária. Esse nódulo é geralmente indolor, firme e pode ser sentido perto ou atrás do mamilo. Diferente da ginecomastia (aumento benigno da mama masculina), que costuma ser mais difusa e bilateral, o nódulo cancerígeno é frequentemente unilateral e fixo aos tecidos adjacentes.

Então, antes de tomar vitaminas, chás ou cápsulas anunciadas como “milagrosas” para engravidar em 2026, converse com o seu médico ou nutricionista. Portanto, priorize sempre planos individualizados, baseados em exames e na sua realidade de saúde. Portanto, o parceiro deve fazer avaliação clínica, checar pressão, exames de sangue básicos e, se houver indicação, espermograma e consulta urológica. Então, ao cuidar juntos da saúde, o casal aumenta de maneira significativa as chances de concepção e de uma gestação saudável. MUNIZ, Danielly Nascimento; SOUZA, Maria Clara Santos; GALIZA, Andrea Borges Araruna.

Exames laboratoriais e de imagem também costumam ser solicitados para analisar hormônios, ovulação e possíveis alterações anatômicas. Em suma, esse check-up pré-concepcional funciona como um “mapa” da sua saúde reprodutiva. Planejar uma gravidez para 2026 exige mais do que escolher a data ideal no calendário. Especialistas em reprodução humana destacam que a preparação do corpo deve começar meses antes da tentativa de engravidar, envolvendo ajustes na rotina, avaliação da saúde geral e, em muitos casos, mudanças de hábitos.

Ao perceber sintomas como alterações de humor, menstruação irregular ou ganho de peso inexplicável, é recomendável procurar orientação médica. Jaqueline é ginecologista especialista em tratamentos de distúrbios hormonais e de condições que possam afetar a estabilidade hormonal feminina, como miomas e tumores. Esses sintomas podem ter um impacto profundo na qualidade de vida das mulheres.

Como é feito o diagnóstico?

Para quem pretende organizar a rotina rumo à gestação em 2026, a orientação mais repetida entre os profissionais é iniciar esse planejamento com antecedência. Informação de qualidade, acompanhamento médico e ajustes graduais de hábitos tendem a facilitar o caminho, permitindo que o corpo chegue ao próximo ano em condições mais favoráveis para receber uma nova vida. Em suma, planejar agora significa aumentar as chances de viver uma gravidez mais segura, consciente e alinhada com os seus objetivos de saúde e de família.

  • Através de estímulos sexuais pode desencadear o aumento do desejo sexual, evoluindo para uma excitação, posteriormente uma resposta orgásmica (MARQUES; BRAZ, 2017).
  • A terapia hormonal é particularmente eficaz para homens porque a vasta maioria dos cânceres de mama masculino (aproximadamente 90%) é positiva para receptores de estrogênio (ER+) e/ou progesterona (PR+).
  • Uma pesquisa realizada pela Associação Internacional para o Controle do Estresse (ISMA) revelou que o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse em todo o mundo (IMIP, 2020).

Por exemplo, a menopausa é um período natural na vida da mulher que traz uma série de alterações hormonais, resultando em sintomas como calor excessivo, alterações de humor e insônia. Já no caso dos homens, a diminuição dos níveis de testosterona pode levar a uma série de dificuldades, incluindo fadiga, diminuição da libido e até depressão. As alterações hormonais são fenômenos complexos que afetam o equilíbrio do corpo humano.

Climatério e menopausa

O corpo responde ao excesso de carga física e emocional com alterações hormonais, que podem desregular o ciclo menstrual e prejudicar a qualidade dos espermatozoides. Portanto, cuidar do dia a dia — da forma como você trabalha, se alimenta e descansa — impacta diretamente o caminho até uma gravidez em 2026. Os hábitos alimentares inadequados são apontados como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade.

O aumento da presença de redes de fast-food, tem influenciado mudanças significativas nos padrões alimentares. Esse fator é um agravante, pois a obesidade adquirida na infância tende a persistir na vida adulta. Em crianças, os impactos da obesidade tendem a ser mais intensos, pois essa fase da vida é crucial para o desenvolvimento físico e psicológico. De forma geral, a obesidade é influenciada por fatores físicos, emocionais e cognitivos, que podem variar de acordo com a faixa etária. As questões neuropsicológicas também desempenham um papel significativo no desenvolvimento e na persistência dessa condição (De Oliveira Rodrigues et al., 2023). Portanto é fundamental enxergá-los de forma integral, considerando os aspectos biopsicossociais e não apenas o biológico.

Hormonais são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas, que regulam diversas funções corporais, incluindo o crescimento, o metabolismo, a função sexual e o humor. Alterações hormonais podem ocorrer devido a fatores como estresse, dieta inadequada, doenças, envelhecimento ou medicamentos. A prática regular de exercícios físicos também pode contribuir para a regulação dos hormônios, reduzindo o estresse e melhorando o bem-estar emocional das mulheres. Porém, um ponto muito importante de destacar é que os distúrbios hormonais não afetam apenas a saúde reprodutiva das mulheres. Afinal de contas, eles também podem ter impactos importantes na saúde geral e no bem-estar emocional. Os distúrbios hormonais são condições que acontecem quando, por algum motivo, o incrível equilíbrio hormonal no corpo feminino acaba sendo perturbado.

Mudanças hormonais e seus impactos na saúde feminina

Os distúrbios hormonais podem afetar as mulheres em diferentes fases da vida, por diversas razões e causarem variados sintomas; dos mais leves aos mais graves. Embora os hormônios mudem naturalmente ao longo da vida, alguns hábitos ajudam a manter o equilíbrio e a minimizar os impactos dessas variações. Desde a infância até a menopausa, eles regulam o ciclo menstrual, influenciam o humor, a fertilidade, a disposição e até a saúde mental. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais e pobre em alimentos processados e açucarados, pode ajudar a regular os níveis hormonais e promover a saúde geral. O controle dos distúrbios hormonais é um processo que necessita da adoção de uma abordagem abrangente e completa. Afinal, ela deve ser capaz de equilibrar os níveis hormonais e mitigar os sintomas associados a essas condições.

A conscientização sobre esses aspectos é tão vital quanto o tratamento médico em si, pois ajuda a garantir que o homem seja tratado como um todo, não apenas como um conjunto de sintomas. A maioria dos cânceres de mama masculinos são receptores hormonais positivos (ER+ e/ou PR+), o que significa que seu crescimento é estimulado por estrogênio. Para homens, seu uso pode ser por cinco a dez anos e é altamente eficaz na redução da recorrência. Embora aromatase inibidores sejam usados em mulheres pós-menopausa, são menos comuns em homens, pois estes produzem estrogênio principalmente nos testículos e glândulas adrenais, e não tanto no tecido adiposo como ocorre em mulheres. Na fase adulta, os hormônios femininos desempenham um papel fundamental no equilíbrio do organismo.

Você também pode gostar...