Conheça benefícios do colágeno
Aprenda

Conheça benefícios do colágeno

É a proteína mais abundante no ser humano e representa mais de 30% do total de proteínas. Conheça outros alimentos ricos em colágeno para acrescentar à dieta do dia a dia. Muitos estudos mostram que os suplementos de colágeno ajudam a fortalecer e aumentar a densidade dos ossos e reduzir o risco de desenvolvimento da osteoporose ou osteopenia. Para reduzir as rugas do colo, promover a sustentação dos contornos da mandíbula e a redução da papada, este creme antienvelhecimento é enriquecido com uma série de agentes bioestimuladores. Essas substâncias criam quatro mecanismos diferentes para aumentar a produção de colágeno. Entre eles, há um tetrapetídeo capaz de estimular a produção da proteína na pele.

Ele é parecido estruturalmente com o tipo 1, mas apresenta mais relação com a cartilagem do que com a pele. Por isso, o colágeno hidrolisado tipo 2 é mais indicado para o tratamento de doenças como artrite e artrose. E você sabia que, entre muitos benefícios, ele aindaaumenta a síntese de colágeno da pele? Pois é, tudo para ajudar a prevenir a flacidez e ainda ajudar a reduzir linhas de expressão e rugas.

Entre os 30 e 35 anos a capacidade do corpo produzir o colágeno começa a diminuir, e alguns fatores ambientais também colaboram para a degradação da proteína, como a radiação ultravioleta, a poluição, o estresse oxidativo e o cigarro. Esses colageno hidrolisado verisol levantamentos refletem um pouco do que ele vê no consultório. “Há casos em que receitamos o colágeno, dentro de uma dosagem e formato específicos. Algumas pessoas sentem diferença, mas esse resultado pode ser considerado um efeito placebo.

Alimentos ajudam corpo a sintetizar e preservar colágeno; veja quais

A nutróloga Tamara recomenda o colágeno em pó puro, sem a adição de corante e adoçante. Uma forma muito prática é a apresentação em balas tipo goma, que contêm colágeno associado ao óleo de coco, garantindo um benefício duplo. A dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias de colágeno hidrolisado diluído em meio copo de suco, leite ou iogurte. Vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre essa proteína ótima para saúde. Contudo, para o médico do esporte Tiago Lazzaretti, da USP, esse ganho não é tão significativo assim em comparação a quem se dedica somente a fazer exercícios. “Ao comprar um pote de cápsulas, na maioria das vezes a pessoa terá de tomar seis ou sete unidades por dia para chegar na dose necessária”, calcula Lilia.

Quais são os benefícios do colágeno?

O que é e para que serve o Colágeno Hidrolisado?

A opção de pró-colágeno vegano também é uma boa opção para ajudar a sintetizar colágeno naturalmente no corpo. Ela não contém nenhuma matéria-prima animal, diferente dos suplementos de colágeno. O poder do colágeno já foi estudado e relatado por cientistas, como em uma pesquisa realizada em 2016 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. O suplemento alimentar de colágeno hidrolisado melhorou a firmeza e a elasticidade da camada profunda da pele.

Mesmo sendo uma proteína já produzida pelo corpo humano, o colágeno pode ser encontrado em alguns alimentos e também em suplementos. Com o passar dos anos e o envelhecimento do organismo, é normal termos uma queda na produção natural do colágeno, por isso a pele dos idosos é mais sensível. O colágeno é uma proteína fibrosa, estrutural e de origem animal, encontrada na matriz extracelular formando fibras resistentes. O colágeno é uma das proteínas mais abundantes do reino animal, estando presente, principalmente, nos tecidos conjuntivo e ósseo. No corpo humano, o colágeno corresponde a cerca de 40% das proteínas.

Promove a saúde do cabelo e das unhas

As articulações também podem sofrer as consequências da falta de colágeno. A cartilagem articular, presente entre as nossas articulações, também pode apresentar problemas em seu funcionamento. É possível encontrar uma variedade de produtos à base dessa proteína, como os suplementos com colágeno tipo II, hidrolisado, em pó e em cápsulas — que normalmente são utilizados na prevenção e no controle de doenças. Cada atividade desta proteína é estabelecida por diferentes tipos de colágeno. O colágeno tipo I, por exemplo, faz parte da constituição dos tendões e do tecido conjuntivo frouxo e denso. Os colágenos do tipo X, XI e XII, por sua vez, participam da formação da cartilagem.

Na presença de sinais indicativos de pouca quantidade de colágeno no corpo, é importante consultar o médico para que seja feita uma avaliação completa e possa ser indicado o uso de suplemento, caso haja necessidade. O colágeno é o maior constituinte das células da pele, promovendo o fortalecimento e aumentando a elasticidade e a hidratação da pele e, por isso, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Conheça os produtos ADCOS com ativos bioestimuladores altamente eficazes no aumento da produção de colágeno. Suas fórmulas foram desenvolvidas para fortalecer a resistência da derme, ao mesmo tempo que previne e reduz os efeitos do envelhecimento.

Tipo I – 90% do seu corpo é composto por esse colágeno, são feitos de fibras densas. Providenciando a estrutura da pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes. Colágeno é uma proteína muito indicado para lhe dar estrutura, maior fortalecimento e elasticidade da pele, unhas e cabelos. Pode ser associado ao tipo I, pois também está presente em regiões que recebe grandes tensões. Ele ainda é responsável por oferecer aos tecidos do corpo a possibilidade de esticar e resistir a diversos fatores.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Itís difficult to find well-informed people in this particular subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *