O que faz um auxiliar de logística? Entenda!
Aprenda

O que faz um auxiliar de logística? Entenda!

Somos uma Instituição de Ensino Superior com sede em Maringá, no Paraná, com mais de 1000 polos de educação a distância espalhados dentro e fora do Brasil. Segundo o MEC, a Unicesumar está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Nesta função, quem passa pelo curso de Logística ainda poderá atuar como auditor interno, checando a qualidade das informações geradas para o cálculo valores pagos a prestadores de serviços, contratos etc.

Por isso mesmo, os profissionais dessa área devem guardar as informações adequadas e relevantes, sendo possível conquistar espaço no mercado de trabalho e adquirir diferencial competitivo. Trabalhar com essa metodologia ajuda o gestor a ter uma visão mais ampla de todo o cenário no qual a empresa está inserida, facilitando a adoção de melhores práticas e soluções mais inteligentes. Os containers revolucionaram o transporte de cargas e são utilizados pela grande maioria das mercadorias que cruzam os oceanos. Conhecer os principais conceitos da área em que se pretende atuar é uma parte imprescindível da preparação do profissional. Se surgir algum problema ao longo do caminho, anote isso e encontre possíveis soluções que você possa usar, caso isso aconteça novamente no futuro.

Isso exige que as empresas procurem novas oportunidades e nichos de atuação no mercado. Realiza gestão do centro de distribuição e armazém, trabalha com faturamento, recebimento, armazenamento e expedição de materiais. Como profissional de logística, você precisa ter uma visão global de todo processo. Assim, é importante desenvolver um pensamento estratégico, de forma que possa prever possíveis necessidades da empresa. Se tornou comum empresas de diversos ramos, terem profissionais de logística qualificados para lidar com as mudanças decorrentes do setor. As empresas de diferentes ramos se relacionam com outras fora do país, seja por serem multinacionais, precisando de uma comunicação efetiva entre filiais, seja por precisarem comprar ou vender mercadorias.

Enquanto pesquisam maneiras de otimizar o armazenamento e o transporte, aqueles que concluem o curso de logística podem continuar trabalhando como analista, coordenador ou gerente de prevenção de perdas. Embora essa função já tenha um papel de destaque no varejo, ainda não é vista em outros segmentos, portanto, tem potencial para crescer e alcançar resultados na otimização de processos em outros segmentos. O curso de Logística faz parte dos cursos de Negócios e Tecnologia rastreamento transportadora e é responsável por treinar especialistas que organizam vários processos para que um produto específico chegue ao usuário final. Claro, esta é uma forma bastante simplificada de descrever a área, afinal, o especialista desse setor precisa entender muito mais do que o funcionamento dos meios de transporte. A embalagem é parte importante dos produtos, e o profissional de logística também pode trabalhar na definição delas, escolhendo os melhores materiais e formatos.

O que se faz na área de logística?

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

Mas é importante entender que cada vez mais haverá necessidade de especialização para atender às exigências técnicas do setor. Essas mudanças implicam em melhores condições para as empresas realizarem suas operações. Com isso, os investimentos privados no setor tendem a aumentar, o que demanda a contratação de mais profissionais qualificados. Assim, encontraremos profissionais com diferentes níveis de formação ocupando cargos distintos. Consequentemente, as atividades na área de logística são bastante variadas, de acordo com a função cabível para cada um dos especialistas. O setor logístico tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos.

Coordenador de Comércio Exterior

De história sendo referência em inovação no país, além do destaque pela tradição e qualidade de ensino. O termo logística tem origem militar e refere-se à movimentação de equipamentos e suprimentos para as tropas em campo de combate. O curso de Logística é ofertado no formato tecnológico e na modalidade a distância. E, quando você estuda em uma instituição de ensino reconhecida, as suas chances de obter destaque são ainda maiores. Por essa razão, a qualificação é fundamental para os profissionais da área.

A opção de bacharelado tem duração total de 4 anos e é equivalente a um curso tradicional de graduação. As principais disciplinas envolvem as áreas de Exatas, como Administração, Estatística e Ciências Sociais Aplicadas. As matérias específicas oferecidas, geralmente, são Comércio Exterior, Gestão de Qualidade e Logística Internacional.

Fazer o controle de estoque, a entrada a saída de mercadorias de um centro de distribuição. Aqui o profissional é responsável por determinar como a mercadoria, ou matéria prima será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos. O aumento de clientes fora do Brasil, o desenvolvimento de práticas para atender um conjunto de consumidores cada vez mais exigentes e as oportunidades de carreira internacional, vêm aumentando junto com a profissão. Pensando nisso, desenvolvemos um eBook com 5 dicas para melhorar o seu processo logístico para te ajudar a desmistificar os processos e simplificar. Temos uma ótima infraestrutura com metodologia de ensino pioneira no Brasil no EAD e reconhecida pelo MEC. Oferecemos apoio personalizado ao aluno e acesso ao Canal Conecta, que coloca você em contato com as melhores vagas para operador logístico no mercado de trabalho.

Comércio Exterior

Como estuda meios de otimizar armazenagem e transporte, quem passa pelo curso de Logística ainda pode trabalhar como analista, coordenador ou gerente de prevenção de perdas. Embora esta função já tenha destaque no setor varejista, ainda é pouco vista nos outros segmentos. Por isso, tem potencial para crescer e produzir resultados na otimização de processos em outros segmentos. Além da integração de setores, o profissional de Logística que trabalha nesta função lida com redução de custos e aumento do nível da qualidade e eficiência de serviços. Entretanto, ainda que o trabalho do tecnólogo em Logística seja otimizar o acesso do consumidor a produtos e serviços, na prática, ele precisa entender muito mais do que apenas meios efetivos de transporte. Geralmente, quem passa por um curso de Logística é capaz de trabalhar em várias etapas de uma operação, do desenvolvimento do produto até a chegada deste item ao consumidor final.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Itís difficult to find well-informed people in this particular subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *