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O que se deve saber antes de comprar um novo pneu? Ciência e Tecnologia Ansa it

Mas lembre-se, a calibragem devem ser executada sempre com os pneus frios. No caso de frenagem, falamos de dois metros de distância a menos de frenagem no molhado para cada letra. Neste caso, de um pneu letra E para um pneu letra A, a distância chega a ser de oito metros, partindo de uma velocidade de 80 km/h. A pressão dos pneus influencia diretamente o desempenho do automóvel. Pneus calibrados corretamente contribuem para a estabilidade, aderência e eficiência do veículo, proporcionando uma condução mais segura e confortável.

Quanto mais fino for o pneu, menos confortável ele será para o motorista. A lateral é flexionada cerca de 800 vezes por segundo enquanto o carro roda, e por isso tem tanta importância. Mas na estrutura do pneu há peças até de aço, que é o caso dos talões. Localizados nas duas extremidades, eles são fios de aço cobertos por cobre, que tem como função a fixação do pneu na roda.

Em contrapartida os pneus HT são mais indicados para altas velocidades, pois podem entregar mais estabilidade e aderência em pisos regulares como o asfalto, além de maior conforto nessas condições. Em ambos os casos, todos os exemplares do mercado contam com indicação de carga e velocidade máxima permitidas. A regulamentação permitirá ao consumidor final realizar suas escolhas de compra com base nos três critérios avaliados. Entretanto, a etiquetagem de pneus não abrange todas as características técnicas sobre o produto, uma vez que há outros parâmetros de segurança, desempenho e relacionados com o ambiente.

Mas entendendo um pouco mais sobre como é feito seu processo de fabricação, é possível compreender as necessidades do seu pneu e a qualidade inserida nele. A carcaça do pneu é construída para trabalhar flexionando quando em carga. O ideal é fazer o rodízio em uma oficina especializada, onde os profissionais saberão exatamente como proceder.

Qual é o objetivo do pneu?

É importante também que esses pneus tenham as mesmas dimensões e marca dos demais. “Existem muitas características a serem analisadas na escolha de um pneu. O estilo de guiar do condutor, a finalidade do pneu, as características do piso em que ele será aplicado, etc.”, acrescenta. SÃO PAULO, 27 FEV (ANSA) – Uma dúvida comum que surge no momento de trocar o pneu do carro é sobre qual a escolha adequada para o veículo.

Para começar devemos ressaltar que a escolha dos pneus que equiparão o seu carro é um passo importante que deve ser levado em conta. Dentre os tipos mais conhecidos estão os pneus AT (do inglês “Todo Terreno”) e os pneus HT (do inglês “Terreno de Rodovia”). Os AT são indicados para quem faz uso do veículo também em terrenos off-road, devido aos sulcos mais fundos que permitem uma melhor performance, com menos desgaste em pisos arenosos ou com baixo atrito.

Quando a borracha chega no nível do TWI, é sinal de que está na hora de trocar os pneus. O alinhamento garante que as rodas estejam paralelas entre si e perpendiculares ao solo, evitando que o carro puxe para um lado ou que os pneus se desgastem de forma irregular. Você pode fazer o rodízio de pneus em oficinas mecânicas, centros automotivos ou até mesmo em algumas lojas de pneus.

O incrível é que tudo isso acontece em uma superficie de contato do tamanho da palma da mão. Isso mesmo, quando você está dirigindo, há apenas o equivalente a uma palma da mão da banda de rodagem conectando cada um dos seus pneus à estrada. O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias, ou antes de viagens longas, sempre seguindo as recomendações de pressão do fabricante. A calibração deve ser realizada com os pneus frios, pois o calor eleva a pressão interna, resultando em leituras imprecisas. A Della Via conta com profissionais qualificados para orientar você sobre a calibragem ideal, garantindo a manutenção dos pneus sempre nas melhores condições. Os centros automotivos da Della Via, com mais de 50 pontos de atendimento no Brasil, oferecem uma variedade de serviços especializados para manter seu veículo nas melhores condições.

Quais são os valores de ruído associados a cada uma das classificações em número de ondas?

Veja como a química, a física e a engenharia se unem para proporcionar uma viagem segura e confortável. Embora os projetos variem de acordo com o produto e o fabricante, um pneu médio contém bem mais de 100 componentes separados. Os pneus podem incluir borracha natural, borracha sintética, aço, nylon, sílica (derivada de areia), poliéster, negro de fumo, petróleo, etc.

“Existem muitas características a serem analisadas na escolha de um pneu. O estilo de guiar do condutor, a finalidade do pneu, as características do piso em que ele será aplicado, etc.”, acrescenta. Uma dúvida comum que surge no momento de trocar o pneu do carro é sobre qual a escolha adequada para o veículo. Em caso de troca de apenas dois pneus, a Pirelli indica que se privilegie os do eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração, com o par mais novo sendo alocado sempre na traseira.

Pneus: o que significam as 3 informações da etiqueta autocolante

Nos centros automotivos Della Via, além de encontrar a linha completa de pneus Bridgestone e Firestone, você tem à disposição equipamentos modernos e uma equipe pronta para fazer todos os cuidados essenciais com pneus. A Pyrum decompõe os pneus da Continental em fim de vida em seus componentes individuais, em fornos industriais, usando um processo especial de pirólise. Desta forma, as matérias-primas valiosas contidas nos pneus podem ser extraídas e recicladas.

Como verificar a profundidade dos sulcos dos pneus?

Lembre-se que os cuidados com os pneus, assim como a troca quando necessária, asseguram que suas viagens e trajetos do dia-a-dia sejam feitos com maior segurança. Para além dos casos onde o reparo não é suficiente, um pneu deve ser substituído quando os seus sulcos (canais espaçados na borracha) estiverem com medida inferior a 1,6 milímetros. É possível saber quando isso acontece através do TWI, indicador de desgaste na base dos sulcos na banda de rodagem do pneu. Ele se encontra como uma marcação exatamente nesta medida citada, dentro dos sulcos do equipamento, e vai indicar o momento exato de realizar a troca ao atingir este limite. A maioria dos automóveis vem de fábrica com um pneu reserva para casos de emergência, os famosos steps. Eles comprar pneus podem ter as mesmas características das rodas originais ou possuírem medidas diferentes, alguns casos chegando a ter uso temporário e limite máximo de velocidade permitido.

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