Nutrólogo Ou Nutricionista Você Sabe A Diferença?
Aprenda

Nutrólogo Ou Nutricionista Você Sabe A Diferença?

Antes de falar das diferenças, é bom destacar o que esses profissionais têm em comum. Ambos cuidam da saúde das pessoas, por meio da adoção de hábitos alimentares saudáveis. No entanto, existem limites para a atuação de um profissional da nutrição, uma vez que muitos problemas decorrentes da alimentação devem ser tratados por um médico.

Nesta área de atuação, o nutricionista trabalha para promover uma reeducarão alimentar, seja para perda de peso de função estética, ou para readequação da dieta em função de problemas de saúde. Através desta análise, o nutricionista pode estabelecer uma dieta específica para cada paciente, seja para fins estéticos ou para adequar a alimentação em função de algum problema de saúde (diabetes, obesidade, cardiopatias etc.). Caso o paciente fricasse de frango esteja fazendo algum tratamento de saúde , o nutricionista acompanha este paciente, prescrevendo e adequando sua dieta para cada fase do tratamento. Organizações que precisam fornecer alimentação em grande quantidade para funcionários, pacientes ou para o público em geral precisam dos nutricionistas para elaborar cardápios balanceados, testar receitas, administrar compras e manter os padrões de higiene dentro das exigências legais.

Nos últimos anos, temos assistido ao assustador aumento do consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas, além dos conservantes químicos e dos corantes artificiais. O conceito criado por Scrinis é um precursor dessa mudança, está em sua origem, e por isso é fundamental. Valorizar e resgatar a experiência sensorial e prática – Isso quer dizer calibrar o paladar. Lembrar que sabemos qual é o gosto do alimento, o cheiro e a textura do alimento.

O Nutrólogo tem uma visão ampla da saúde, semelhante a um clínico geral, tratando doenças como obesidade, desnutrição, transtornos. Diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar, sendo autorizado a prescrever remédios para o controle de patologias. Correção de desequilíbrios nutricionais e a reeducação alimentar, analisando as deficiências e excessos de cada metabolismo e indicando a ingestão correta de produtos. Seu principal objetivo é prevenir doenças, além de recuperar ou manter a saúde e bem-estar do indivíduo por meio da orientação a uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.

Nutrólogo X Nutricionista: Qual É A Diferença? Saiba Mais Dessas Duas Profissões

“…a Transição Nutricional trouxe mudanças do perfil de saúde da população brasileira, sendo que o aumento das prevalências do sobrepeso e da obesidade são os seus principais legados”. Na vida adulta, a orientação é fundamental não apenas para o controle do peso, mas também para que a dieta seja um fator de prevenção contra doenças que podem se desenvolver no futuro. Além disso, gestantes e lactantes encontram no nutricionista um excelente aliado para planejar sua alimentação nessas duas fases tão especiais. As necessidades nutricionais de uma pessoa se modificam com o passar dos anos ou até mesmo dos meses dependendo da fase da vida em que ela está. Nem sempre temos o conhecimento para identificá-las e supri-las, mas o nutricionista pode nos auxiliar nessa tarefa. Nesse caso, o nutricionista é quem pode ajudar você a descobrir quais alimentos colocar no seu prato, as quantidades certas e os melhores horários para consumir cada refeição, seja antes ou depois do treino.

você sabe o que é nutricionismo?

Você Quer Ganhar Peso Ou Massa Muscular

A grade curricular inclui disciplinas relativas a alimentos, nutrição, metabolismo, contaminação alimentar, relações sociais, medidas de promoção da saúde, políticas públicas para a saúde e tecnologia na produção de alimentos, entre outras. Mudar o foco da análise nutricional-científica para o alimento e o padrão alimentar – Não é o nutriente que atua sobre um biomarcador, mas sim uma dieta, um cardápio, que alimenta uma pessoa ou uma comunidade. Tem alguma coisa muito errada quando o seu pão com ovo (da sua galinha, criada solta!) é visto como vilão. Scrinis mergulhou na pesquisa do que ele define como um paradigma, um sistema em si, que percorre todos os elos nutrição. Começa numa ciência reducionista, dentro da pesquisa acadêmica, que gera achados simplistas. Esses achados são rapidamente incorporados pela indústria dos ultraprocessados, que amplifica essas simplificações para vender mais produtos.

Participar de congressos, eventos e workshops da sua área, assim como estar semprelendoartigos publicados nas melhores revistas científicas do gênero, tornam um nutricionista muito mais preparado e competente. Além disso, é importante ficar sempre atento ao surgimento de novos produtos, recomendações e diretrizes.

Você Sabe O Que Tem No Seu Alimento?

Em uma indústria de alimentos, o nutricionista controla a qualidade dos alimentos produzidos e acompanha todo o processo de produção. Após o término do preparo do cardápio, o nutricionista deve recolher e armazenar uma pequena amostra de cada um dos alimentos já prontos. Essa amostra será destinada à análise no caso de algum Culinária cliente adoecer ou reclamar de algum problema de saúde. Isso tem levado ao aumento de peso da população em geral, independentemente de gênero, faixa etária ou classe social. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2015 já mostravam que quase 60% da população brasileira estava acima do peso ideal.

O nutricionista é o profissional responsável por analisar a melhor dieta para cada pessoa considerando as necessidades nutricionais do organismo. Ele compreende quais as características e as funcionalidades orgânicas de cada alimento, além de prescrever a dieta considerando quadros específicos a partir de fatores culturais, políticos e biológicos (doenças como diabetes, hipertensão, colesterol e afins). As mudanças sociais conscientizaram as pessoas a buscar uma alimentação mais saudável. Apesar de isso ser muito positivo, muitos acabam iniciando uma dieta sem recomendação e sem entender os efeitos de cada alimento no organismo, colocando-se em risco de desenvolver distúrbios alimentares e doenças e enfraquecendo o sistema imunológico devido à falta de nutrientes.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *