Com o trabalho realizado no ambiente escolar, ela passa a perceber seus colegas (OUTRO) e logo está interagindo no meio dos outros (NÓS). Outra dica importante é sempre disponibilizar, para o manuseio dos bebês e das crianças bem pequenas, os livros que acabaram de ser lidos pelo professor ou professora, assegurando, assim, um contexto mais favorável à imitação imediata. As estratégias utilizadas foram, inicialmente, mostrar os brinquedos e as bolinhas coloridas, para, em seguida, deixar as crianças manusearem os livros e os brinquedos. Após essa interação, procurei fazer contações de história com os bebês dentro do boião literário, onde eles observavam os livros e os materiais lúdicos. Nossa visão era de que deveria ser algo que, realmente, despertasse o interesse da turma.
Dessa forma, poderão observar o funcionamento da escrita num contexto especial, como o sarau, no qual a declamação de poesias se torna algo de grande sentido para elas. Uma das maiores dificuldades enfrentadas foi o número reduzido de livros no acervo da escola. O passo seguinte foi uma roda de conversa para que compartilhássemos a apresentação e a justificativa do trabalho, bem como as etapas, a duração e o produto final. Elas elegeram a poesia de que mais haviam gostado para ouvir a leitura mais uma vez.
O que você precisa saber sobre a BNCC na educação infantil?
Pela importância do tema, o projeto também foi estendido aos pais, para que ajudassem em sua concretização. Isso é muito importante porque, por meio dessa ação, é possível aprender a participar mais ativamente e a decidir sobre o uso do próprio tempo. Levei para a sala uma caixa com a imagem da cabeça de pipoca, em referência a imagens do livro. Falei que aquelas eram as ideias, e que elas iriam para a panela (a caixa) para “pipocarem”. Com o auxílio do aparelho de som, trabalhamos as músicas “Pula, Pula Pipoquinha”, do personagem de animação Bob Zoom e “Pipoca”, sucesso da apresentadora Xuxa. Com muita dança, pulos e alongamentos, todos demonstraram o processo que faz o milho se tornar pipoca.
Por isso, é importante que a escola de ensino infantil crie contextos de contação de histórias e interação entre as crianças, para que sejam capazes de formar cidadãos capazes de manifestar o que pensam e sentem e escutar os que estão à sua volta. Esses campos devem fazer parte do projeto pedagógico das escolas, criando um ambiente de aprendizado que proporcione oportunidades de convivência, brincadeiras, participação, exploração, expressão e autoconhecimento. Toda criança deve ter o direito plano de aula de expressar suas necessidades, emoções, descobertas, opiniões e questionamentos, por meio das diferentes linguagens, pois estas habilidades são de extrema importância para um desenvolvimento saudável e integral. Ele pode se dar pela leitura realizada por um adulto de livros de literatura infantil, poemas, contos, cordéis, fábulas etc. Assim, a criança já irá se familiarizando com livros, o que despertará a sua curiosidade e contribuirá para o desenvolvimento do gosto pela leitura.
Por isso, é importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. A Base em vigor trabalha, inclusive, com a terminologia educação infantil, a qual substitui a antiga “educação pré-escolar” com o intuito de atender crianças com menos de 1 ano de vida. A educação para os pequenos passa a ser compromisso da nação com essas pessoas, e não mais uma proposta independente, como previa a antiga legislação. A Base propõe elementos sociais, culturais e cognitivos que devem perpassar todas as áreas do conhecimento, e não apenas uma disciplina curricular. Com essa perspectiva, a ideia é que o documento norteador sirva para articular saberes, e não isolá-los, devendo as competências serem voltadas para uma formação escolar completa e dinâmica.
De que forma a BNCC impacta o ensino infantil?
A interação foi promovida pela curiosidade delas em querer explorar os diversos livros, brinquedos e materiais lúdicos. Além disso, a criança deve interagir, em suas brincadeiras, com outras pessoas, diversificando seu acesso à cultura e ampliando seus conhecimentos, imaginação e criatividade. É importante ainda desenvolver experiências emocionais, sensoriais, cognitivas, sociais, corporais e relacionais. A Educação Infantil engloba diversas categorias de ensino e situações vivenciadas pelas crianças menores. Além disso, engloba também as situações familiares, na comunidade e na escola obrigatória. A Educação Infantil é de muita importância, pois têm fases complexas que tratam o desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor do ser humano.
Livros, lápis de colorir, brinquedos, tesoura, enfim, todos os materiais que você julgar necessário. Ao longo do texto, aprofundarei cada pilar da BNCC com o intuito de ajudar a você, professor, elencar melhores possibilidades em seu planejamento de aula. Entre as exigências e adequações que as escolas precisam cumprir de acordo com a BNCC está o compromisso de colocar a criança no centro da aprendizagem, o que implica valorizar, reconhecer e propor ações didáticas que envolvam experiências e valores humanos. A normativa deve ser totalmente contemplada pelos currículos escolares, mas deixa uma parte de 40% dos conteúdos para serem explorados de maneira diversificada pela instituição, adequando-se ao contexto local em que se insere o colégio. Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.
Passo: preencha o Objetivo Geral
É importante oferecer livros que contemplem narrativas, que sejam ricamente ilustrados e que ofereçam às crianças elementos para recontarem as histórias. Já a exploração dos livros deve ser acompanhada pelos adultos, a fim de dar aos bebês um bom modelo de formas socialmente aceitas de exploração do livro, que é algo bem diferente do que ocorre com os demais brinquedos. As etapas do trabalho foram, inicialmente, a investigação e a avaliação da turma, levantando o que, de fato, os alunos já sabiam e o que ainda não sabiam. A turma do berçário I é esperta; superadas as dificuldades no período da adaptação dos bebês, notamos avanços em seu desenvolvimento.
Confesso que, nos primeiros dias do projeto, senti um pouco de dificuldade com a leitura e a contação de história no Berçário I, com os bebês dentro do boião literário. Os momentos mais significativos foram os de desenvolvimento dos bebês, quando eles passaram a interagir, a mostrar objetos e figuras e a falar pequenas palavras. Pode ser interessante solicitar às famílias que emprestem objetos, instrumentos musicais, CDs, fotografias das paisagens e dos animais e outros tipos de referências da cultura sul-mato-grossense. O ponto alto do projeto foi a realização da “Mostra Cultural”, momento em que todas as turmas divulgaram suas produções para familiares e a comunidade.