A história da moda e suas influências na atualidade
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A história da moda e suas influências na atualidade

A moda seria um sistema no qual hoje não sabemos se a rua influenciou as grifes ou as grifes influenciaram as ruas e sempre anda se reinventando. Adreana explica que os jornalistas trabalham mostrando as histórias e registrando os acontecimentos de moda. “Diferentemente, das blogueiras que postam os conteúdos por serem patrocinados pelas marcas tendo uma relação comercial”. “O jornalista vem pra contar os momentos que nós estamos vivendo contextualizando com os fatos históricos atuais e o porquê do estilista ter usado tal conceito e as influências para ser elaborado”.

Matérias-primas derivadas de animais, muitas vezes, são obtidas por meio de práticas cruéis e antiéticas, como o abate de animais para a produção de couro ou o uso de seda de casulos de bicho-da-seda. A produção de roupas e tecidos requer grandes quantidades de água, desde o cultivo de fibras de plantas até a lavagem e tingimento de tecidos. É por isso que o uso irresponsável de recursos hídricos é também tido como um dos vilões da indústria da moda. Ao mesmo tempo, a sustentabilidade na moda também defende que ela seja mais durável e atemporal, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis. Por fim, é importante ressaltar que a moda histórica não fica restrita apenas às passarelas. Ela é traduzida para o dia a dia contemporâneo de diversas formas, seja através de peças inspiradas em determinada década ou de elementos estilísticos que remetem a um período específico.

Nesse sentido, reutilizar e reciclar significa dar oportunidade às peças de vestuário que poderiam acabar, por exemplo, no aterro do Atacama. Zoomp e Triton, assim como Forum, M. Officer, Ellus e tantas outras são exemplos de empresas que veiculam uma marca que não é o mesmo nome de quem cria, apesar de seus criadores serem reconhecidos por estarem vinculados a esta ou àquela marca. Além desses, há também criadores independentes que carregam como griffe o próprio nome e são reconhecidos por seu estilo, igualmente uma construção que tem como eixo central um determinado tema. É assim com estilistas como Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Reinaldo Lourenço e outros. De um lado, uma roupa apresentada como parte integrante de um universo maior e que, em seu conjunto, é representativa de um determinado estilo.

Como a moda impacta a sociedade?

Para Opazo, verificar a etiqueta é um bom exercício de consumidor consciente. Lá você pode encontrar a composição, ou seja, de que materiais ele é feito. Máximo Mazzocco é especialista em reduzir o consumo de roupas em sua vida diária – não é apenas um conselho que ele compartilha com outros, mas que ele aplica em seu dia a dia. “Reduzir o consumo desnecessário de roupas novas, limitando-se apenas ao estritamente necessário para seus gostos, é o que eu aconselho a partir de minha experiência pessoal”, sugere ele. “Quanto mais criativo você é, mais você brinca com seu guarda-roupa e menos você precisa. Se você for comprar algo, certifique-se de que sua peça de vestuário tenha pelo menos cinco combinações possíveis”, aconselha Opazo. Se nos concentrarmos no último elo da cadeia, ou seja, o consumo, encontramos uma dimensão que tem a ver com hábitos e práticas que os consumidores podem adotar.

Nesse momento “heróico e sublime” da moda, duas indústrias se destacaram mirando alvos diferentes entre os consumidores. De um lado, os tecidos luxuosos da Alta Costura faziam a alegria capa de sofá impermeável da aristocracia, criando sob medida vestidos sofisticados para ela. De outro lado, a Costura tentava proporcionar um luxo popular, produzido em série e em escala massiva.

Ele construiu seu nome apresentando manequins que desfilavam calças com pences sem simetria, provocando volumes estranhos na roupa, peças que não se encaixavam nos corpos, tecidos com defeitos e mulheres com chifres. Novelas, Carla Perez, pagode são indicativos não só do desprezo dos grupos mais favorecidos e de um corpo de profissionais qualificado sobre moda, mas são também indicadores dos gostos populares. Como é sabido, este gosto não é reconhecido enquanto tal pelos meios de informação legítimos do mundo da moda, sendo por eles classificado como uma forma (rudimentar) de imitação. É comum que nas lojas seja pedida a camisa (calça, saia, ou o que quer que seja) de uma determinada personagem de novela, ou de algum conjunto musical mais diretamente associado ao gosto popular, como um grupo de pagode, de axé music, ou de música sertaneja. O senso comum tende a ter uma compreensão da moda alicerçada sobre duas perspectivas diferentes, porém complementares.

Look total jeans invade alta moda com conjuntos de alfaiataria e denim escuro

O prêt-à-porter é um marco para a compreensão histórico-sociológica da moda neste estudo. A jornalista começa exemplificando que movimentos sociais como os punks influenciaram a moda com as tachas, coturnos. Aconteceu a mesma coisa com hippies,os jovens queriam uma moda mais despojada, solta e fora dos padrões dos anos 50 .

Quais são os principais desafios enfrentados pela indústria da moda atualmente?

Vamos fazer uma viagem no tempo e descobrir a história da moda e suas influências na atualidade. Além disso, a origem detalhada no rótulo é uma informação essencial para abordar a cadeia de produção da peça de vestuário. “Não é a mesma coisa se vier de Bangladesh, Índia ou Paquistão”, explica Opazo.

Redes Sociais

E é a tentativa de realização desse algo, para os muitos grupos envolvidos na área, que opõe as empresas para além da esfera da concorrência, imprimindo caminhos diferentes de criação, realização e sentido, inclusive no próprio uso da roupa. A maior parte das empresas, no entanto, não possui estilistas que exerçam esta função de previsão e criação. Ou mesmo quando dispõe de profissionais assim, e isso é um detalhe importante, as informações são geradas externamente à empresa. Nesse grupo de empresários podemos vestido de festa plus size incluir tanto os grandes quanto os pequenos, com a evidente diferença de que as possibilidades de acesso, leia-se compra de informação, são maiores para uns e não para outros. Aqui, especificamente, interessam-nos os grandes empresários que efetivamente investem na compra de informações. Há entre eles um sentido próprio que direciona uma relação particular tanto com o mercado consumidor quanto com a roupa em si e, é claro, com as agências responsáveis por gerar informações sobre tendências de moda.

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