Com a alta temperatura, o ar se dilata e altera a pressão indicada no calibrador, fazendo com que a correção fique incorreta. O ideal é fazer o procedimento não mais do que 2 km rodados. Caso isso não seja possível, o indicado é deixar o carro parado de 10 a 20 minutos antes de calibrar. Já com pneus calibrados com pressão acima do recomendado, há maior desconforto para o motorista e demais passageiros, além de causar maior desgaste para a suspensão do veículo. A área de contato dos pneus com o solo também diminui, reduzindo a aderência e aumentando os riscos de acidentes.
Há 50 anos eu ouvia dizer que a diferença de pressão entre frio é quente é de duas libras por polegada quadrada (2 psi), e não três. Explicamos como calibrar o pneu em um posto de combustível, mas não comentamos a possibilidade de comprar um equipamento. Como o nitrogênio (N2) é um gás inerte, mais frio e maior poder de expansão, pneus cheios de nitrogênio não perdem pressão mesmo durante vários meses de uso, o que não apenas evita a deformidade como também reduz em até 90% a oxidação interna. “O mais impressionante é que nesses dez meses de uso, o carro tinha perdido somente meio psi (unidade de medida usada na calibragem dos pneus) segundo a leitura feita pela máquina de Calibragem com Nitrogênio”, completa. Pneus inflados além do recomendado deixam somente a parte central em maior contato com o solo, também criando o desgaste irregular. Além disso, os pneus ficam mais suscetíveis a furos rodando nessa condição por estarem menos maleáveis.
Calibragem com nitrogênio vale a pena? Conheça 5 vantagens
Você com certeza já ouviu que os pneus devem ser calibrados em casa, enquanto eles ainda estão frios. De início o calibrador era uma cortesia ao cliente, e o custo pra manter ele é irrisório perto do restante dos insumos do posto…. Mas parece que nem todos os países utilizam essa medida, já que um funcionário de uma empresa de demolição tentou calibrar os pneus de um Jeep Cherokee em “100%”. Convencionais, Off Road, mistos ou radiais, todo pneu precisa estar devidamente calibrado para enfrentar o dia a dia nas ruas ou mesmo parado na garagem. A Calibragem com Nitrogênio pode ser feita em todos os tipos de pneus, até mesmo nos pneus de aviões. É necessário ainda realizar o balanceamento, processo de compensação feito para equilibrar o conjunto do pneu e rodas do veículo, que permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.
Rodízio de pneus
Verifique a pressão dos pneus quando eles estiverem frios, sem uso por no mínimo duas horas ou quando ele percorreu menos de três quilômetros em baixa velocidade. Além do mais, o nitrogênio tem moléculas diferentes do ar comprimido (do oxigênio), ficando mais difícil de vazar. Ora bolas, o que você não tem ideia é de que, rodando com o carro, principalmente na estrada em altas velocidades, a 90 km/h, 100 km/h, 110 km/h, o pneu esquenta e, quando esquenta, aumenta o volume de ar e a pressão. Então, você vai estar calibrando o pneu de uma maneira errada, porque ele já estava com a pressão alterada. A pressão correta dos pneus varia, essencialmente, de acordo com o peso. Por isso, confira os valores para o automóvel vazio ou cheio.
Verifique a pressão dos pneus toda semana
Portanto, lembre-se sempre de calibrar os pneus do seu carro corretamente, olhando as especificações do fabricante. Tal informação pode ser verificada no manual do proprietário do veículo e também em etiquetas espalhadas pela carroceria, como na parte interna das portas dianteiras, nas colunas “B” e na tampa do tanque de combustível. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.
Todos os pneus são calibrados com nitrogênio, já que o nitrogênio tem uma oscilação de temperatura do pneu muito mais baixa. Quando calibrado com o ar comprimido (oxigênio), o pneu enfrenta problemas com a umidade proveniente das mudanças de temperatura. O excesso de umidade pode causar a oxidação das válvulas dos pneus, o que gera a necessidade de reparo. É recomendado que a calibragem dos pneus seja realizada a cada quinze dias. Já com o nitrogênio, o prazo para a recalibragem é de três a seis meses ou mais.
Os pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível, em média, de 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos, segundo especialistas. E mais, o atrito com o asfalto faz com https://www.seuposto.com/ quem os pneus e as rodas esquentem. Ao aquecer, o ar comprimido dentro dos pneus aumenta um pouco a pressão interna. Calibrar os pneus do carro com nitrogênio evita esse efeito.
A família do escolhido para a função não era nativa dos Estados Unidos e, por isso, ele pensou que ‘cheio’ significava ‘100%’. Aquilo que ele mostrou não é um calibrador, é apenas um medidor de pressão. Melhor a recomendação de rodar pouco, em baixa velocidade até um posto próximo. Em uma pesquisa rápida em sites de compra é possível encontrar compressores calibrador de pneus portátil portáteis por preços bem abaixo de “milhares de reais”. Ainda assim, Michel Peres, CEO de uma Rede de Auto Centers Especializadas da grande São Paulo, relatou ter recebido um cliente que ficou 10 meses sem precisar realizar a recalibragem. E para o hatch médio, dois pneus estavam com 4 libras a menos, e os outros dois, com 3 libras a menos.
“Nesse caso, o veículo não joga a traseira durante a curva, acaba derivando demais e pode chegar a um capotamento, mesmo com o controle de estabilidade”, afirma Astolfi. Não faz o menor sentido a pressão ser a mesma para rodar em calçamento cheio de buracos ou em rodovias. Dito isso, sempre que viajo eu coloco 3 libras a mais e nunca tive problemas.
Apesar do risco, todos os quatro pneus foram esvaziados em segurança e sem nenhum incidente. Essa história viralizou no Reddit e foi repercutida pelo portal The Drive. Robert, proprietário da empresa, pediu para um de seus funcionários encher o pneu do SUV que era utilizado para o trabalho.