Tecnologia

O que é grama sintética? Dicas para escolher e cuidar da sua

Assim como a grama natural, a grama sintética decorativa possui um aspecto verde e macio semelhante grama artificial ao da grama natural. Porém, é uma opção mais sustentável e econômica para quem deseja ter grama em locais de difícil manutenção, como terraços e varandas. Estudos indicam que a irrigação de gramados naturais pode consumir até 2.500 litros de água por metro quadrado anualmente.

Vida selvagem

A durabilidade é um dos principais fatores que influenciam a escolha da grama sintética. Um gramado natural exige manutenção constante, como corte, adubação e irrigação, enquanto a grama sintética pode manter sua aparência por até 15 anos com mínima manutenção. Isso significa menos máquinas elétricas ou a gasolina, que contribuem para a emissão de carbono, além de menos resíduos verdes, como grama cortada e folhas, que são gerados durante a manutenção. Com a correta manutenção da grama sintética do jardim, ela terá longa durabilidade e não perderá as qualidades estéticas e a funcionalidade. Basta ter cuidados simples e regulares para atingir bons resultados.

TENHA MAIS CONFORTO

Se parecer empoeirado, passar a vassoura apropriada resolverá o problema. A grama sintética é um material produzido a partir de polietileno virgem ou polipropileno. A partir desses materiais, é possível alcançar uma textura muito semelhante à grama natural, com implementações que é possível, inclusive, misturar à grama natural. A grama sintética precisa de limpezas periódicas para remover sujeiras e detritos que possam se acumular em sua superfície.

Caso a grama fique exposta ao sol e com as intempéries do tempo, é provável que haja maior desgaste quando comparado à instalação em um ambiente interno. Além disso, também deve se considerar se o gramado é um local de passagem, afinal com as passadas o material tende a desgastar. E se você quer uma média de tempo para a durabilidade e possível troca da grama, considere em média 5 anos. Embora a grama sintética exija pouca manutenção em termos de poda e rega, ela ainda pode acumular sujeira, folhas, poeira e até dejetos de animais. Por exemplo, em áreas externas ou quando a grama é muito pisoteada por pessoas ou animais. Regar ocasionalmente o gramado de grama sintética também ajuda a evitar distribuições desiguais de preenchimento.

Misture uma colher de chá de detergente em um balde com um pouco de água e use uma esponja ou pano macio para aplicá-lo na mancha até que ela comece a se mover. Enxágue com água limpa e repita, se necessário, até que a mancha desapareça. Se você vir isso acontecer, o melhor momento para agir é imediatamente. Incluímos um guia de manchas abaixo que você pode usar para determinar a melhor maneira de limpar tudo o que você deixou cair ou derramou. Você geralmente saberá sobre eles, porque estará ali aproveitando seu gramado quando eles acontecerem. Uma compressão excessiva pode danificar a estrutura e modificar o aspecto da grama.

Por que irrigar grama sintética?

Espécies invasoras estão pegando “carona” no lixo ocêanico, ameaçando sobrevivência de animais na…

Ela é fácil de limpar, resistente ao desgaste e mantém sua aparência sempre uniforme, independente da estação do ano. Com certeza, em questão de praticidade de manutenção, o gramado artificial ganha muitos pontinhos e ainda tem a vantagem de ficar sempre verde, até mesmo “mais verde que a grama do vizinho”. A grama sintética ganhou popularidade como uma alternativa prática e estética à grama natural, principalmente em espaços residenciais, comerciais e esportivos.

Encha um balde com cinco litros de água e acrescente uma xícara de vinagre branco. Criamos este guia para proprietários, para que você possa fazer sua grama sintética durar, apesar das intempéries e do uso. Com o uso, o preenchimento de partículas dentro da grama tende a se compactar. Verifique regularmente a espessura em vários pontos para assegurar o conforto e o amortecimento esperados. Produtos químicos devem ser evitados, pois podem manchar ou enfraquecer a grama. A prevenção é a melhor estratégia para manter a superfície sempre limpa.

Vamos apresentar algumas dicas de limpeza e manutenção da grama sintética. Caso aplique regularmente essas práticas, você terá bons resultados. Não há muito que você precise fazer semanalmente para manter seu gramado sintético, mas enxaguá-lo com água ajudará em qualquer manutenção contínua.

Uma limpeza leve e periódica é suficiente para manter a grama decorativa sempre na cor e textura originais. Uma escova de cerdas duras pode ser útil para restaurar áreas achatadas, enquanto um aspirador de jardim pode facilitar a limpeza de detritos. Use uma vassoura ou um soprador de folhas para remover detritos como folhas e galhos. Uma lavagem ocasional com água também pode ajudar a remover a poeira. Os pneus reciclados podem conter uma grande variedade de produtos químicos e cancerígenos, incluindo metais, como chumbo e zinco, e compostos orgânicos voláteis (COV).

O gramado sofre um estresse tão grande que começa a se soltar, e não há reposições e manutenção que deem conta. É por isso que a grama sintética se tornou a solução mais usada nesses locais. Em um gramado assim, é possível jogar quantas partidas quiser sem precisar de tratamento ou corte. Assim como na grama natural, é importante impedir o surgimento de plantas invasoras na grama sintética, que podem danificar seu aspecto e sua durabilidade.

O valor varia bastante, e além de considerar a região do país, tipo de grama, e empresa que comercializa o produto; ainda é preciso levar em conta se a empresa inclui ou não a instalação. Não é necessário regar, cortar ou adubar, o que significa menos trabalho e menos custos com manutenção ao longo do tempo. É recomendada quando a grama é usada com frequência ou quando acumula sujeira em grande quantidade.

Uma boa grama sintética é aquela que possui fibras de alta qualidade, drenagem eficiente, resistência ao desgaste e uma aparência natural. Opte por produtos de fabricantes confiáveis e leia avaliações de clientes para fazer uma escolha informada. Em dias de sol, a temperatura próxima ao gramado sintético (até meio metro de altura) pode chegar a sete graus acima da temperatura do ambiente. Isso se torna insuportável em alguns dias, sem contar que muitos jogadores se queixam de queimaduras quando caem na grama artificial.

Você também pode gostar...