Técnicas de estudo para você arrasar nas provas!
Aprenda

Técnicas de estudo para você arrasar nas provas!

Esse aplicativo bloqueia as notificações do seu smartphone, ajudando você a focar os seus estudos. Tal método de estudo se mostra valioso — especialmente para quem tem memória visual prevalente —, além de facilitar a fixação entre as partes de um conteúdo. A elaboração pode ser feita com o desenho de um quadro, trabalho de conclusão de curso preenchido a partir da consulta dos seus materiais de estudo. Após compor a tabela, copie-a várias vezes e, concluída essa etapa, tente reproduzir os conceitos sem precisar fazer uma nova leitura. Portanto, ler mais de uma vez é um método de estudo fundamental para o pleno entendimento dos enunciados.

Apesar do nome, é interessante que você faça primeiro o mapa mental de forma física, seja ela em papel ou no computador. Literalmente escreva ou desenhe a ideia central que você deseja e depois as suas ramificações. Somente após visualizar é que você conseguirá criar uma réplica do mapa em sua cabeça.

Isso ajuda o seu cérebro a processar determinada informação melhor e ainda você pode praticar a interdisciplinaridade, o que contribuiu para a fixação do conteúdo. Dedicar um dia, uma semana somente a uma disciplina que você tem mais dificuldade pode não ser o melhor caminho para você aprender melhor sobre ela. Se você está se preparando para um concurso ou algum outro tipo de prova, então a simulação é fundamental.

Estude intercalando conteúdos

No início pode parecer difícil, fique tranquilo, isso faz parte do processo. E se no final de toda a atividade você não se sentir sereno, aumente o tempo desse treino. É acelerar a aprendizagem, pois você é forçado a organizar as informações de uma forma simples e acessível. Se você colocar muita informação, deixará de ser um mapa e se tornará um resumo. Trata-se de uma revisão rápida, que não pode levar muitos minutos para ser lida. Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais, assim outros pais poderão ajudar os seus filhos.

Qual é a melhor técnica de estudo?

Recomendações finais quanto às técnicas de estudo

O estudante pode deixar alguns post-its com fórmulas e breves conceitos fixados no seu local de estudo ou em seu caderno. Fichamento se trata de uma síntese esquemática de um texto ou livro. É uma alternativa para, principalmente, organizar as bibliográficas já lidas. Basicamente, o objetivo dele é criar um índice das suas leituras.

Técnica de estudo: 4 opções para você colocar em prática

Como o nome sugere, o estudo intercalado consiste em intercalar os conteúdos. Para colocar a técnica Pomodoro em prática, você vai precisar de um cronômetro, ok? Em vez de 25 minutos, teste estudar direto por 45 minutos, por exemplo. Pode ser aplicado para diversas finalidades, inclusive nos estudos, onde tem mostrado grandes resultados. Ela consiste em estabelecer 25 minutos para o exercício da atividade e 15 minutos de descanso.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira. Por exemplo, em vez de apenas memorizar vocabulário em outro idioma, misture também a leitura. Se estiver estudando matemática, inclua vários conceitos juntos, em vez de apenas um. A quarta das dicas para estudar melhor pode parecer contraintuitiva a princípio, de acordo com a ciência, faz sentido.

“Alguém que só gosta de uma disciplina deixa de aprender tópicos importantes de outras matérias que, inclusive, podem ajudar a melhorar o raciocínio em sua área de maior interesse”, explica Dias. O plano de estudos deve contemplar as disciplinas e os seus tópicos separados por dia e horário. O ideal é estudar diariamente, mesmo que seja por um curto período de tempo. Nesse caso, o estudante deve reservar um tempo maior para os conteúdos que considera mais difíceis. Reler um conteúdo, em regra, é menos efetivo do que as demais técnicas apresentadas.

Um psicólogo da UCLA, afirmou que trocar de local onde se estuda aumenta os níveis de retenção de informações e concentração. A ideia é que você prepare as apresentações e faça simulações cronometradas, para que veja como organizar melhor o tempo para apresentar o conteúdo de forma eficiente e dentro do período estipulado. Explore todo o conteúdo disponível para os estudos, como apostilas, videoaulas, podcasts etc. Apesar de o nome ser, em geral, desconhecido pelos estudantes, é fato que muitos deles já utilizam essa técnica de forma natural. Em linhas gerais, trata-se da utilização de siglas para lembrar com facilidade de aspectos específicos do conteúdo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *