Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa
Dicas

Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa

A forma de pagamento fica a critério do cartório onde você for apostilar o documento. Em outubro de 2019 o CNJ lançou uma plataforma eletrônica com o intuito de agilizar e facilitar o apostilamento dos documentos. A idéia é que no futuro seja feita apenas a versão eletrônica da apostila e a de papel será descartada. O link que vc postou com os cartórios autorizados a fazer a apostila aparentemente está fora do ar. Concluí o ensino médio em 2016 e não estou conseguindo tirar o certificado por precisar converter as notas, gostaria de saber o que fazer neste caso.

Além dos benefícios já citados acima, a Apostila de Haia não tem prazo de validade. Porém, o apostilamento dos documentos também não influencia na validade de cada um deles. Ou seja, caso possua uma certidão de antecedentes criminais válida por 1 mês, a Apostila não fará com que essa data se prolongue. O E-apostila, como é chamado o aplicativo, é um sistema que promete trazer mais facilidade e agilidade para os brasileiros, que poderão fazer a Apostila de Haia pelos dispositivos móveis evitando, também, o uso de papéis. Porém, o projeto-piloto só existe ainda no cartório civil de Brasília, onde está sendo testado para, depois, ser disponibilizado em todo o país. A Apostila de Haia surgiu para facilitar a validação dos documentos entre países, a qual, antigamente, passava por um processo de pelo menos quatro etapas para cada um necessário, como certidão de nascimento, certificados, antecedentes criminais, entre outros.

Apostila/Legalização e Autenticação

Também dependerá do que se vá apostilar, se é uma sentença judicial ou uma tradução juramentada, que, nesse caso concreto, será necessário o reconhecimento da firma do tradutor. Apostila de Haia é um certificado que autentica a origem das certidões brasileiras em países participantes da Convenção de Haia. Esse acordo internacional busca harmonizar, simplificar e desburocratizar os trâmites para o reconhecimento de documentos entre países aderentes da Apostila. Os cartórios poderão apostilar qualquer documento público brasileiro, desde que tenham como reconhecer a assinatura, selo ou carimbo do emissor e fique comprovada a sua origem. Podem ser apostilados documentos originais e cópias, mas a legislação destinatária do documento pode exigir o documento original para a prática de certos atos.

Qual é a diferença entre a apostila de Haia e a legalização consular?

A autoridade competente em Portugal para emitir e verificar a autenticidade da Apostila de Haia é a Procuradoria-Geral da República. Isto porque, não se atentavam à apresentação correta e assertiva dos documentos necessários. tradutor juramentado de inglês Então, quando buscavam pelo documento em falta, ao final, os outros já estavam caducados. No momento, apenas os cartórios de Brasilia, no Distrito Federal, tem acesso a plataforma e estão emitindo a E-Apostila.

Apostila de Haia

Dessa forma, só estará apto a emitir a apostila o cartório que possuir a firma reconhecida, selo ou carimbo do emissor do documento. Todavia, já existem sistemas integrados que permitem que uma mesma firma seja reconhecida em qualquer um dos cartórios integrantes desses sistemas. Sugerimos que entre em contato com o cartório em que pretende apostilar seu documento, para informações quanto ao tema.

Atualmente basta se dirigir a um Cartório habilitado de uma capital estadual. Caso queira as Traduções Juramentadas e as Apostilas de Haia, precisamos das certidões originais que podem ser entregues em nossos escritórios ou enviadas por carta. Após conseguirmos a certidão, podemos orçar as traduções juramentadas. Sim, mas apenas entre os países signatários da Convenção de Haia. A Convenção de Haia tem atualmente 108 países signatários. Olá Fabio, continuo ainda muito confusa quanto ao processo de cidadania.

Autenticação para fins bancários

Não existe jurisdição estadual, portanto a Apostila de Haia pode ser feita em qualquer estado do Brasil. Dessa forma, só estará apto a emitir a Apostila o cartório que possuir a firma reconhecida, selo ou carimbo do emissor do documento. Todavia, já existem sistemas integrados que permitem que uma mesma firma seja reconhecida em qualquer um dos cartórios.

Sugerimos que entre em contato com a embaixada ou consulados do país emissor do documento. O selo que consta nesse documento único é emitido pelas autoridades competentes dos países que fazem parte da convenção e é inserido para garantir a legalização de documentos. É importante ressaltar que, dependendo das regras do país de destino, também é necessário fazer a tradução juramentada da apostila. Bom dia Fabio, é necessário ser feito o apostilamento dos documentos italianos ? No meu caso eu tenho 3 documentos italianos, nascimento, batismo e casamento. De modo geral, os documentos deverão ter a assinatura reconhecida da pessoa que o assinou, porém cada cartório terá seus próprios critérios para decidir se o documento é original.

No Brasil, segundo comunicado do Conselho Nacional de Justiça, os documentos estrangeiros que foram legalizados em outros países no processo anterior, serão válidos no território nacional até 14 de fevereiro de 2017. Depois desse prazo deixarão de ter valor documental e terão que ser emitidos e apostilados nos países correspondentes que estão sujeitos à Convenção de Haia. A Apostila é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção da Haia, o qual é aposto a um documento público para atestar sua origem (assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo de instituição). Esse documento público apostilado será apresentado em outro país, também signatário da Convenção da Haia, uma vez que a Apostila só é válida entre países signatários. A Corregedoria Nacional de Justiça recebe, frequentemente, perguntas sobre o tema.

Você também pode gostar...