futebol

História do Futebol

O Brasil viajou com boa parte das atletas que disputaram o torneio experimental. Pretinha, ainda muito jovem, também fez parte da seleção comandada pelo técnico Fernando Pires. Também organizada pela UEFA, a Taça Europeia das Nações reúne todas as seleções nacionais da Europa de quatro em quatro anos, numa competição disputada nos moldes da Copa do Mundo, desde 1960. As equipes da Argentina e Alemanha disputaram mais uma final, a da XIV Copa do Mundo, em 1990, na Itália.

Os esportes sempre estiveram presentes em todas as civilizações do mundo. E através dessas civilizações, o futebol foi concebido, modificado e refinado. Há 3.400 anos atrás, no México, os nativos jogavam um esporte praticado em equipe usando uma bola de borracha (material retirado de árvores). Alguns anos depois esse esporte foi adotado pelos Maias, pois para eles a bola simbolizava o sol. Esse esporte era visto como sendo algo sagrado, pois representava a fertilidade, virilidade dos jogadores e o capitão do time perdedor era oferecido em sacrifício aos Deuses (FREMANTLEMEDIA, [ca.2000]).

Hoje, o esporte tem gestão de duas entidades que são responsáveis por promover eventos e campeonatos, a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society e a Confederação de Futebol 7 do Brasil. Vários outros sistemas apareceram ainda, como o “ferrolho suíço”, o “beton francês”, o “turbilhão”, “carrossel” e “4-2-4”. Com as inovações, o meia-esquerda, mais avançado, passou a ser chamado de ponta-de-lança, e o meia-direita, de armador. O passe é um elemento técnico que preconiza o fundamento de chute, tendo em vista que o jogador precisa impulsionar a bola para seu companheiro de time. Já a grande área, cujo limite alcança 16,5 metros das traves, é utilizada sempre que uma cobrança é executada por tiro livre direto, a 11 metros do gol.

Novamente treinado por Telê Santana, o Brasil foi eliminado pela França nas quartas-de-final, na disputa de pênaltis. Na final, a Argentina venceu a Alemanha por 3 a 2 e sagrou-se bicampeã mundial. É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento. É o ato de deslocar-se pelos espaços possíveis do jogo, tendo consigo o passe de bola. As balizas, equidistantes dos extremos das linhas de largura, são formadas por duas traves verticais, cujas faces internas estão separadas 7,32m uma da outra e unidas por um travessão horizontal a 2,44m do solo. As traves e o travessão, com no máximo 12cm de espessura, sustentam a rede do lado de fora do campo.

Em Florença, na Idade Média, surgiu o Calccio Fiorentino, considerado o pai do futebol moderno. O jogo era realizado na Praça Della Signoria de Florença, entre duas equipes, que poderiam usar as mãos e os pés para movimentar a bola. A quinta e última fase da história do futebol começa a partir da internacionalização do esporte, no começo do século XX. Introduzido no Brasil pelo brasileiro descendente de ingleses, Charles Miller, em 1894, o futebol se tornou, ao longo do tempo, uma unanimidade nacional. Sendo o principal esporte praticado no país, desde então, a seleção brasileira se tornou uma referência do esporte internacional, tendo vencido 5 Copas do Mundo, o maior número já conquistado até hoje.

O tempo padrão de uma partida de futebol tem duração de 90 minutos, sendo divididos em dois períodos de 45 minutos, com 15 de intervalo. De acordo com a Professional Football Scouts Association , o tempo foi estabelecido pela primeira vez em 1866, quando Londres e Sheffield se enfrentaram. Veja quando e como começou a ser praticado a modalidade esportiva mais conhecida no mundo. Nesta videoaula, você conhecerá melhor o Marquês de Pombal, a figura que se tornou um marco na história de Portugal… No Rio de Janeiro foi inaugurado, em 1927, o estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário.

Onde o futebol foi criado?

Inglaterra: o Berço do Futebol Moderno

É o início de uma nova jornada para a modalidade entre as mulheres. A primeira proibição ocorreu através de um processo de regulamentação do esporte no Brasil. O Brasil volta a conquistar Apostas Esportivas o título em 2002, o seu pentacampeonato, foi contra a Alemanha por 2 a 0. D) na execução do drible, a atenção é dirigida para a movimentação do adversário para o espaço e para a bola.

Disputado num campo retangular, o objetivo era chegar à linha de fundo adversária para marcar um ponto. No Ocidente, a forma mais primitiva de futebol que se conhece é o episkyros, praticado na Grécia a partir de 800 a.C. Ele não chegou a ficar tão popular quanto a maioria das modalidades “olímpicas” da época, como arremesso de disco ou corrida, mas tinha lá seus admiradores. Alguns séculos mais tarde, em 146 a.C., os romanos invadiram a Grécia, aprenderam o jogo e fizeram algumas adaptações, criando o harpastum. Nesse esporte, assim como no episkyros, era permitido usar as mãos além dos pés – o que o aproxima bastante do rúgbi também. Ele se espalhou pela América Latina e se tornou cada vez mais popular.

O futebol no século XIX

Enquanto aqueles associados ao futebol na Inglaterra se orgulham do fato de poderem ser considerados “inventores” do futebol moderno, outras formas foram registradas em outros lugares – e muito antes. O futebol como o conhecemos hoje começou na Inglaterra, com o estabelecimento de regras pela Football Association em 1863. A modalidade foi inserida, de forma amadora, nos Jogos Olímpicos de 1920. Para regulamentar os praticantes de futebol em todo o mundo, foi fundada, em 1904, a FIFA (Federação Internacional de Futebol).

O futebol de campo chegou com regras ao Brasil em 1894 graças a Charles Miller, brasileiro que estudava na Inglaterra e teve contato com o esporte por lá. Já no ano seguinte ocorria a primeira partida de futebol no país, realizada em São Paulo. No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados.

É Ano de Copa!

Como alguns clubes quiseram uma separação mais clara, e as escolas alunos menos violentos, as regras foram alteradas para que o futebol fosse jogado, agora, apenas com os pés (com exceção do goleiro). O jogo consistia em duas equipes, com 27 jogadores amadores cada, divididas entre atacantes e defensores. Curiosamente, essa tradição italiana ainda é mantida hoje em um torneio anual realizado no país. Mas sabe-se que, na China, um jogo de bola com os pés foi regulamentado e oficializado para o treinamento militar de seus soldados. Era o tsu-chu, que tinha como objetivo passar a bola sem deixá-la cair no chão até chegar a duas estacas fixas no campo. As origens do futebol de campo remontam a vestígios de jogos de bola parecidos com o esporte em várias culturas antigas milenares, fazendo parte de rituais religiosos e outras tradições simbólicas.

O impasse foi resolvido pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil na época, Lauro Müller. As diferentes entidades de futebol foram extintas e reunidas na Confederação Brasileira de Desportos em 21 de junho de 1916. Ao fim da disputa, um dos jogadores era decapitado, seu corpo colocado ao lado do campo e o sangue usado para purificar bet365 o espaço. Com a criação da Fifa, o órgão inventou a primeira edição de Copa do Mundo de Futebol, realizada em 1930, no Uruguai. Cerca de 13 seleções da América e Europa participaram da competição, vencida pelo Uruguai. Nos anos seguintes, a competição não foi realizada em 1942 e 1946, em razão da Segunda Guerra Mundial.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *