Tecnologia

‘Milk shaming’: entenda por que beber leite de vaca é motivo de bullying nos EUA Agronegócios

Apesar de qualquer produção pecuária emitir gases do efeito estufa, o maior impacto vem da criação de gado para corte, ou seja, para fazer carne, explica Renata Potenza, pesquisadora do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Nos Estados Unidos, beber leite se tornou motivo para bullying, principalmente nas redes sociais. O fenômeno é conhecido como “milk shaming” e tem motivado campanhas da pecuária leiteira do país para defender a bebida.

Por isso, pode ser útil na nutrição humana, mesmo na fase adulta. ➔ A pecuária leiteira prejudica o meio ambiente devido às emissões de metano. Em 2008, passou a ter 1.100 metros quadrados de área construída, com um amplo estacionamento coberto, e criou o Mendocard, o Cartão Fidelidade. De 2014 a 2016, o Mendonça passou de 5.000m2 para 9.500m2 de área construída (desses, 1.900m2 de loja), com a mais impactante das reformas desde a sua fundação, melhores notícias tanto estrutural quanto tecnológica. Após dois anos sem as festividades de carnaval, devido à pandemia, a agremiação levou para a avenida em 2023 o enredo “Mojubá Portela”, do carnavalesco Jeff Stravinsky, onde contou a história da madrinha da agremiação, a poderosa Portela. De forma cômica, os vídeos da campanha buscam destacar “quão ridículas se tornaram as reações ao beber o amado leite lácteo clássico”, explica nota da MilkPEP.

“Ok, mas leite de vaca ainda é ruim para o meio ambiente e causa as mudanças climáticas”, diz um deles. Ele foi socorrido por uma unidade de resgate até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde chegou sem vida. Ainda conforme a PM, o militar recolheu a arma usada pelo suspeito e se apresentou no 34º Distrito Policial, onde prestou depoimento. Durante a ação, o agente reagiu as ameaças, houve um confronto e o suspeito foi atingido por disparos. Uma ambulância do Samu foi acionada, mas quando os socorristas chegaram o homem já estava sem vida no interior do veículo.

Por que beber leite de vaca virou motivo de bullying nos EUA

A primeira estrela veio no ano de 1979, com o enredo “O reino dos Orixás”. O carnavalesco Domingos de Silva Leite, o Mingo da Vila, foi o responsável por entrevistar Mendonça no momento inicial para a construção do samba-enredo. Siqueira ouviu falar pela primeira vez deles em 2012. Ainda assim, o “milk shaming” é impulsionado, principalmente, pelas gerações Y (nascidos entre 1980 e 1995) e Z (nascidos entre 1995 e 2010), aponta a pesquisadora. Em relação à alegação de que os animais são maltratados, Kennya Siqueira, da Embrapa, afirma que, atualmente, a maioria dos produtores prezam pelo bem-estar animal, inclusive, porque isso ajuda a vaca a produzir mais leite e de melhor qualidade. Apenas considerando a pecuária, o gado bovino é a principal fonte de emissões, sendo 62% do total.

Salário de R$ 1,5 mil, meta de cortes de luz: a rotina dos terceirizados da Enel

O caso foi registrado como morte decorrente de oposição à intervenção policial e legítima defesa pela Delegacia de São Pedro. A pistola do policial e o simulacro que estava com o suspeito foram apreendidos. Foi solicitada perícia ao local e exames de Instituto Médico Legal (IML) para os envolvidos. Segundo a Polícia Militar, o agente estava a caminho do serviço quando um homem entrou no coletivo, anunciou o roubo e com um revólver em punho passou a recolher os pertences dos passageiros. Em 2023, a rede Supermercados Mendonça inaugurou a loja no Centro de Bragança Paulista, na Avenida Imigrantes, com mais de 5.000m2 de área construída, com a mesma variedade, qualidade e atendimento em todos os setores. O desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Bragança Paulista, na Passarela do Samba, no Posto de Monta, foi agendado para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro.

A Acadêmicos da Vila com o desfile no dia 11, domingo, às 22h30. “Não consigo ter paz ou uma boa noite de sono só porque eu bebo leite da teta de uma vaca. E, porque você bebe [leite] de aveia, de caju, de soja, você acha que é melhor que eu? Isso está indo muito longe. Esse movimento tem que parar”, desabafa um consumidor. O TikTok é uma das ferramentas usadas para caçoar de quem toma leite, mas também é onde muitas pessoas têm recorrido para defender a bebida.

Defesa do leite

Mas, ao filtrar por produtos, a produção de carne é a principal causa (67%) e não a de leite (incluindo de outros animais, como búfalo e cabra), que representa apenas 30% dessas emissões. “Tão fofo que você ama o sabor de leite de vacas estupradas, que é destinado aos seus filhos assassinados”, afirma outro comentário. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (13), mas as informações foram divulgadas pela pasta na tarde desta terça. Segundo a secretaria, o homem baleado invadiu o imóvel com um simulacro de arma e o militar interveio. Um homem de 43 anos morreu após invadir a casa de um policial militar, de 42, no Jardim Botânico, em São Pedro (SP), segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Um policial militar reagiu e matou um suspeito a tiros durante um assalto no ônibus que ele estava no Bairro Damas, em Fortaleza, na manhã deste sábado (11).

Proprietário da rede “Supermercados Mendonça”, o empresário português nasceu na cidade de Ilha da Madeira, morou na Venezuela e depois se mudou para o Brasil. Antes de se estabelecer em Bragança Paulista, chegou a morar em São Paulo. Os mais novos da geração Y e os mais velhos da Z se preocupam muito com o meio ambiente, explica. “À medida que essa informação de que o leite é ruim para o meio ambiente foi disseminada, eles compraram muito essa ideia”, diz. É o caso da Instrução Normativa n° 56, de 2008, que determina que os animais tenham um ambiente de descanso de qualidade, dietas satisfatórias e seguras e um manejo adequado para minimizar o estresse.

Acadêmicos da Vila faz homenagem para Zé Mendonça no Carnaval 2024

Imagens que circularam na internet mostraram que, pelo menos duas mulheres, foram arremessadas do carro. Com o impacto da batida, o veículo menor foi parar fora da pista. Um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão no no km 152 da BR-304, entre os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, deixou quatro pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (14). Um bebê de três meses – menino – estava no carro, na cadeirinha, mas saiu ileso.

Francislaine de Siqueira Calazans, presidente da escola de samba Acadêmicos da Vila, falou sobre a escolha do samba enredo. A escola de samba Acadêmicos da Vila, de Bragança Paulista, prestou uma homenagem ao empresário José Mendonça neste Carnaval 2024. O nome do enredo foi “Da Ilha da Madeira à Morada do Samba”, relembrando que Zé Mendonça, nascido em Portugal, se mudou para o Brasil e fez sua morada na cidade de Bragança. Para a pesquisadora, não é possível negligenciar as emissões da pecuária leiteira, mas os esforços para redução devem ser voltados para a de corte, por ter maior impacto.

Você também pode gostar...