Tecnologia

Suplementos alimentares: para que servem e quando tomar

“Embora muitos suplementos falem do benefício de ganhar massa muscular, a única coisa que efetivamente aumenta os músculos é o treinamento. Uma alimentação adequada para o pré e pós-treino é o suficiente para atingir essa meta”, explica. Mas só quando existe uma deficiência do nutriente no organismo ou quando a pessoa não consegue adequar sua alimentação, por ocorrências do dia a dia, por exemplo. A combinação inadequada de vitaminas e minerais pode também resultar em deficiências nutricionais, visto que alguns nutrientes interferem na absorção de outros, como o zinco e o cobre. Portanto, é crucial utilizar suplementos apenas com orientação médica ou nutricional para evitar riscos à saúde.

Ainda mais que muita gente não tem tempo de ficar exposto ao sol na quantidade que deveria, já que essa é a principal fonte da vitamina. Há, também, quem tenha intolerância a alimentos com lactose e que são ricos em cálcio (assim como os veganos e quem acabou de fazer cirurgia bariátrica). Para essas pessoas, o médico pode recomendar uma quantidade especificamente calculada de reposição. Os remédios para compulsão alimentar, como lisdexanfetamina ou fluoxetina, ajudam a diminuir o apetite e reduzir os episódios de compulsão, mas também existem opções de remédios caseiros, como açafrão ou psyllium. Confira os melhores remédios para compulsão alimentar e também algumas opções caseiras.

Altas doses de certas vitaminas, como vitamina C, podem resultar em diarreia e problemas gastrointestinais, além de aumentar o risco de cálculos renais. O uso excessivo de vitaminas A, D, ferro e selênio, por exemplo, pode Melhores Creatinas ser tóxico e prejudicar o corpo, danificando órgãos, como fígado, coração e pâncreas. Além disso, a interação dos suplementos com medicamentos pode reduzir a eficácia dos remédios ou aumentar seus efeitos colaterais.

Além disso, as vitaminas também são um jeito de deixar seu corpo mais bonito, viu? Com o suplemento certo dá pra combater a calvície e a queda de cabelo, e ainda deixar ele muito mais forte e brilhante. Eles são procurados principalmente por aquelas pessoas que desejam perder peso.

Geralmente, os suplementos não são recomendados para as pessoas com problemas hepáticos ou renais, pois as substâncias podem sobrecarregar os rins. Os suplementos proteicos, geralmente, são tomados como pós-treino de atletas e pessoas que praticam exercício físico regularmente. Pois, conta com carboidratos, aminoácidos, vitaminas, proteínas, gorduras e minerais, o valor energético desse produto é realmente elevado. Lembrando que o suplemento é apenas um auxílio, o importante é ter uma rotina equilibrada, com alimentação saudável, treinos constantes e uma boa noite de sono.

Qual a importância de tomar suplementos alimentares?

Como tomar os suplementos alimentares?

Os suplementos probióticos contêm vários microorganismos vivos que ajudam a combater vários problemas relacionados ao intestino. Para quem deseja melhorar a flora intestinal, os probióticos são a melhor opção por conseguirem suplementar esses microorganismos de forma prática. Sua principal função é ajudar a complementar vitaminas e minerais na alimentação, como magnésio, ferro, cálcio, vitamina B, manganês — aproveite e confira em nosso blog o que é e para que serve o manganês — entre outras. Agora que você já sabe para que serve o suplemento alimentar, é hora de consultar um médico ou nutricionista, para descobrir se você precisa ou não aderir a esses compostos. Por alterações naturais no metabolismo, elas precisam ingerir diariamente determinados nutrientes, como vitaminas, minerais, probióticos, entre outros. Além disso, é preciso ter a aprovação médica para começar o uso de suplementos alimentares.

Para que servem os suplementos alimentares?

Suplementos vitamínicos são composições formuladas em cápsulas, comprimidos, pó ou líquido para complementar a dieta com nutrientes em situações onde a ingestão alimentar é insuficiente ou há necessidade de maior aporte. Esses suplementos visam suprir a carência de vitaminas e minerais, mas às vezes também apresentam compostos bioativos e outros elementos essenciais para a saúde humana. Quem nunca entrou em uma farmácia e adquiriu um suplemento vitamínico na esperança de melhorar a imunidade, a saúde capilar ou a memória? É fato que os suplementos alimentares são um reforço da alimentação, estão amplamente disponíveis no mercado e podem ser adquiridos sem prescrição médica. No entanto, surge uma série de questionamentos e incertezas acerca de sua real necessidade e dos benefícios substanciais para a saúde. Nessa fase, os suplementos são ainda mais importantes e as reposições precisam ser feitas de maneira adequada, ajudando na prevenção de doenças e lesões, garantindo a qualidade de vida e a independência dessas pessoas.

Remédios para compulsão alimentar (de farmácia e caseiros)

De acordo com algumas pesquisas, a maior parte dos riscos causado por suplementos é associada a produtos irregulares. Ou seja, suplementos que são compostos por substâncias proibidas ou com quantidade insuficiente, diferente da declarada no rótulo ¹. Alguns dos suplementos mais consumidos por esse grupo são os que associam vitamina D e cálcio, que têm como principal função a manutenção da saúde de ossos e músculos ⁵. Porém, é necessário conhecer melhor sobre eles para evitar a ingestão inadequada e prejudicar a qualidade de vida. Somente faça suplementação nutricional com indicação médica ou de um nutricionista.

Leonardo Costa alerta que a suplementação é usada em casos muito específicos. Diferente da maioria dos medicamentos, os suplementos alimentares não necessitam de receita. Esses itens são apenas um complemento para a alimentação, fornecendo mais vitaminas e minerais para o organismo.

Os suplementos alimentares costumam fazer parte da rotina de quem treina, especialmente daqueles que têm um objetivo bem definido, como a hipertrofia muscular, ou a perda de peso. Portanto, ainda que muitos tenham receio de complementar a alimentação com suplementos alimentares, hoje já podemos dizer que eles são seguros. Os benefícios dos suplementos alimentares são muitos e depende de cada tipo. O mercado de suplementos alimentares é vasto e nem todos os produtos são criados igualmente.

Antes de iniciar qualquer suplementação, é interessante consultar um médico ou nutricionista. Eles podem avaliar suas necessidades individuais, analisar seu estado de saúde e orientá-lo sobre a suplementação apropriada para você. Identificar suas necessidades nutricionais específicas é o ponto de partida. Se você tem restrições alimentares, é vegetariano ou vegano, atleta, gestante ou idoso, suas necessidades variam. Opte por um suplemento que se alinhe ao seu perfil, garantindo que ele forneça os nutrientes que você precisa. A principal função dos suplementos não é tratar doenças, como os remédios e, sim, auxiliar o organismo a se manter saudável graças a um bom fornecimento de minerais e vitaminas.

Segundo a última edição da Pesquisa de Mercado ABIAD, 59% dos lares no país possuem, no mínimo, uma pessoa que ingere regularmente esses produtos ⁴. Só é possível saber qual o suplemento indicado ao fazer uma avaliação médica. Pois algumas pessoas não precisam dos suplementos, podem apenas aumentar o consumo de certos alimentos.

Você também pode gostar...