Tipos de seguro de carro: quais são, importância e como contratar
Dicas

Tipos de seguro de carro: quais são, importância e como contratar

São itens no contrato que cobrem as avarias em janelas, faróis e lanternas. O serviço pode ser interessante, pois são geralmente reparos de baixo valor e que não compensam ativar a franquia. Ao mesmo tempo, há planos que vão além da indenização no caso de o carro ser atingido por um alagamento. Muitas companhias oferecem, por exemplo, um serviço de higienização pós-enchente, com a limpeza completa do automóvel.

Como funciona o seguro auto?

O primeiro passo é ler a apólice, que lista todas as situações protegidas. Essas situações podem variar segundo a seguradora e a modalidade contratada. Fora isso, existem outras situações que podem ser cobertas, como a proteção de terceiros, que cobre danos causados a outros carros ou pessoas. Para se diferenciar e atrair novos clientes, as seguradoras passaram a oferecer diferentes benefícios no seguro automotivo. Além de socorro mecânico 24 horas e reboque de emergência, muitas apólices incluem outros serviços, desde desconto em estacionamento e reparos domésticos (chaveiro, encanador, eletricista etc) até clube de descontos para e-commerce e lojas. Então, é importante não só ponderar ter uma cobertura veicular, como também entender e saber como contratar a melhor proteção para o seu automóvel.

O que são as coberturas do seguro auto?

Ou seja, quando você contrata um seguro está contratando coberturas para determinados riscos. Cada uma das coberturas engloba um ou mais tipos de sinistros, como os citados acima, e são divididas, majoritariamente, entre as básicas e as adicionais. De todo modo, a apólice de seguro traz as informações necessárias sobre procedimentos diante de sinistros.

Câmbio automático: selecionar P ou R com carro andando pode dar ‘P.T.’?

Fique atento sobre em quais tipos de acidentes o automóvel está coberto, valores de franquia e de referência, quais serviços estão incluídos e se os supérfluos são necessários, entre outros. Este tipo de seguro são empregados para situações como incêndios, colisões, roubos, furtos e muitas outras. Seu funcionamento se dá de formas diferentes, conforme as coberturas escolhidas, mas é possível afirmar que a proteção é um imperativo a que o contrata. Normalmente, se você não fizer nenhum pedido especial na hora da contratação, os seguros cobrem a parte básica, que já foi citada, além de uma ou outra opção adicional. Porém, é preciso lembrar que isso não é regra, já que, atualmente, algumas apólices podem ser modificadas conforme a necessidade do motorista.

O que cobre o seguro de um carro?

Além disso, é necessário escolher uma seguradora como a Justos para garantir assistência e cobertura quando você precisar. Por isso, na hora de contratar o seu seguro auto, considere todos os tipos de cobertura e assistências disponíveis e escolha aquelas que você precisa. Escolha as coberturas que fazem sentido no seu dia a dia como assistência 24 horas, furto e roubo, colisão, entre outras. Considerando os fatores listados acima, o valor médio do seguro de carro no Brasil é em média R$ 3.200 por ano para um motorista com 35 anos de idade, um bom histórico de condução e um veículo de pequeno porte, porém, esse valor pode variar. O seguro APP garante indenização em situações de morte, invalidez permanente ou parcial dos passageiros e motorista, e também arca com os custos médicos e hospitalares resultantes de acidentes. No entanto, esse valor pode ser bastante diferente dependendo das circunstâncias específicas de cada motorista.

Considerando que o seguro não é acionado constantemente por um mesmo usuário, a seguradora tem tempo para gerar um fundo com os valores pagos pelos contratantes, atingir margens de lucro e assim se manter no mercado. Mesmo com a necessidade de atender aos clientes, as seguradoras sérias possuem condições de atendê-lo se houver perda total do seu veículo. Leia com atenção e cuidado o contrato do seguro do carro e fique atento a detalhes quanto à cobertura e indenizações. As seguradoras têm meios de descobrir qualquer irregularidade e o cliente corre o risco de ficar sem indenização.

Cada apólice estabelece um tipo de cobertura, que varia de acordo com o veículo, o perfil do motorista, serviços e o que mais as cláusulas do documento preveem. É importante lembrar que cada tipo de seguro de carro tem coberturas e exclusões específicas, e é sempre importante ler atentamente as condições da apólice de seguro antes de contratá-la para entender exatamente o que está coberto. A franquia do seguro de carro é uma quantia que o segurado deve arcar em caso de sinistro (acidente ou dano).

De acordo com o uso, também deve-se pesar o tipo de franquia a escolher, ou seja o quanto você vai ter de “chegar junto” com a companhia em caso de um conserto após uma batida com o automóvel. Quanto mais ampla for a cobertura, maior é a tendência de o valor do seguro do carro aumentar. O Seguro Auto Popular é uma boa opção para economizar, mas é mais voltado para carros mais antigos. Além disso, é preciso ter em mente que esse tipo de cobertura usa peças não originais e/ou de segunda mão compradas em desmanches legalizados.

Veja se o seu seguro residencial ou de vida já não oferece os benefícios oferecidos pela apólice automotiva, como encanador, eletricista, chaveiro etc. Observe também se você tem muita necessidade de veículo reserva em caso de um eventual sinistro. A primeira geralmente contempla apenas roubo, furto e incêndio, e costuma ter custos menores. O mercado de seguros oferece uma ampla variedade de opções, com coberturas e vantagens diferentes. Por isso, é importante entender o que você precisa e espera do seguro antes de contratar.

Agora, se o modelo do seu automóvel tem alta perda ou é equipado com acessórios, é o caso de pensar em um prêmio acima da Fipe. Ainda tem a cobertura compreensiva, que cobre acidentes naturais, por exemplo, se o seu carro Seguro auto for atingido por uma árvore que caiu após uma ventania. Sem falar que é possível montar um seguro de acordo com seu perfil de uso do veículo e das necessidades que você tem em caso de resgate ou ausência do carro.

Você também pode gostar...