Três ensaios em finanças públicas
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Três ensaios em finanças públicas

§ 6o O disposto no § 1o não se aplica às despesas destinadas ao serviço da dívida nem ao reajustamento de remuneração de pessoal de que trata o inciso X do art. 37 da Constituição. § 5o A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão, conforme disposto no§ 1o do art. 167 da Constituição. Poderão participar pesquisadores doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduando indicados pelo Coordenador do Projeto de cada Instituição. O limite financeiro de cada proposta é R$ 180 mil, distribuídos nas diferentes modalidades de bolsas.

§ 1o Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. O aluno que concluir o curso estará apto a atuar em áreas de planejamento, orçamento, finanças, elaboração de plano plurianual e administração em órgãos governamentais. O objetivo do trabalho é fazer uma breve análise das principais variáveis determinantes do orçamento público nas finanças dos 27 Estados da federação. Foram analisados dados de variáveis fiscais selecionadas para o período 2007 e 2011 com base nos dados do Finbra para todos finanças os 27 Estados da federação. Os principais resultados apontam para o fato de que o ajuste de curto prazo, produzido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com a tentativa de controle do endividamento público está sendo respeitado, porém, com a decisão de um menor gasto em investimento em detrimento aos gastos com pessoal. Os orçamentos públicos no Brasil estão imbricados numa rede complexa de normas e procedimentos, fazendo com que a concepção, o planejamento e a execução orçamentárias sejam temas praticamente inacessíveis aos cidadãos, e impermeáveis à participação política.

Etapas de inscrição e prazos de seleção:

§ 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. Sendo o município o ente federativo responsável por grande parte das políticas públicas que afetam o dia a dia dos cidadãos, o curso terá como enfoque as finanças públicas municipais. Assim sendo, os seminários adotarão uma abordagem teórico-prática, em que os conceitos transmitidos serão ilustrados com dados e exemplos do município de São Paulo, dando instrumentos aos participantes para que acessem os dados orçamentários de suas cidades e realizem suas próprias análises sobre o orçamento.

Qual as principais finanças públicas?

Plataformas de Pesquisa

A destinação destes recursos expressa as prioridades do governo e define as políticas públicas a serem realizadas no país. Jornalistas são peças-chave para a compreensão e o monitoramento do orçamento público, mas precisam mergulhar em dados de programas e ações de governo, traduzir jargões orçamentários e separar decisões técnicas e políticas. Ficar parados num mudo que continuamente varia é retroceder. Precisamos de reforma administrativa, tributária e, principalmente, a política. Não há como continuar com quase 40 partidos políticos, muito deles criados para usufruir dos escassos recursos públicos.

O objetivo desta função é corrigir falhas de mercado por meio do fornecimento de bens públicos, garantindo que os recursos estejam disponíveis para a sociedade; alocando-os na economia de forma mais eficiente, quando o mercado não consegue dispô-los de modo satisfatório. § 1o O conselho a que se refere o caput instituirá formas de premiação e reconhecimento público aos titulares de Poder que alcançarem resultados meritórios em suas políticas de desenvolvimento social, conjugados com a prática de uma gestão fiscal pautada pelas normas desta Lei Complementar. § 1o As disponibilidades de caixa dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos, ainda que vinculadas a fundos específicos a que se referem os arts.

Com o surgimento de monopólios e cartéis nos EUA, na década de 1890, empresas com concentração de oferta começaram a aumentar preços muito acima do nível de bem-estar dos consumidores e colocaram em xeque a tese da “mão invisível”. Entretanto, para os autores clássicos, a mão invisível e o bem-estar social não decorrem da boa índole humana, mas sim da persecução dos interesses próprios e egoístas da sociedade que se equilibram positivamente no final. O economista e filósofo britânico Adam Smith é o principal autor da corrente de pensamento clássico sobre o papel do Estado na economia, o qual pregava que a intervenção estatal deveria ser a menor possível. Desse modo, temos que o principal objetivo do governo na Economia é identificar e corrigir as falhas de mercado, por meio das funções Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.

Resumo sobre as Funções do Governo na Economia para a CGU

A empresa controlada que firmar contrato de gestão em que se estabeleçam objetivos e metas de desempenho, na forma da lei, disporá de autonomia gerencial, orçamentária e financeira, sem prejuízo do disposto noinciso II do § 5odo art. 165 da Constituição. § 5o No prazo previsto no art. 5o, o Presidente da República enviará ao Senado Federal ou ao Congresso Nacional, conforme o caso, proposta de manutenção ou alteração dos limites e condições previstos nos incisos I e II do caput. § 2o O disposto neste artigo aplica-se a benefício ou serviço de saúde, previdência e assistência social, inclusive os destinados aos servidores públicos e militares, ativos e inativos, e aos pensionistas. § 7º Os Poderes e órgãos referidos neste artigo deverão apurar, de forma segregada para aplicação dos limites de que trata este artigo, a integralidade das despesas com pessoal dos respectivos servidores inativos e pensionistas, mesmo que o custeio dessas despesas esteja a cargo de outro Poder ou órgão.

É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos. § 2o As operações de crédito por antecipação de receita realizadas por Estados ou Municípios serão efetuadas mediante abertura de crédito junto à instituição financeira vencedora em processo competitivo eletrônico promovido pelo Banco Central do Brasil. II – saldos atualizados e limites relativos às dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito e concessão de garantias.

§ 2o A cooperação financeira compreenderá a doação de bens e valores, o financiamento por intermédio das instituições financeiras federais e o repasse de recursos oriundos de operações externas. Os títulos da dívida pública, desde que devidamente escriturados em sistema centralizado de liquidação e custódia, poderão ser oferecidos em caução para garantia de empréstimos, ou em outras transações previstas em lei, pelo seu valor econômico, conforme definido pelo Ministério da Fazenda. § 2o Os Tribunais de Contas não entrarão em recesso enquanto existirem contas de Poder, ou órgão referido no art. 20, pendentes de parecer prévio. III – venda de bens, prestação de serviços ou concessão de empréstimos e financiamentos com preços, taxas, prazos ou condições diferentes dos vigentes no mercado. O ente da Federação cuja dívida tiver sido honrada pela União ou por Estado, em decorrência de garantia prestada em operação de crédito, terá suspenso o acesso a novos créditos ou financiamentos até a total liquidação da mencionada dívida. II – pela União, na forma de lei federal, a empresas de natureza financeira por ela controladas, direta e indiretamente, quanto às operações de seguro de crédito à exportação.

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