Características e diferenças de estilos arquitetônicos
Dicas

Características e diferenças de estilos arquitetônicos

Logo, os estilos mais relevantes para o contexto brasileiro são os provenientes da Europa, porém, existem muitos outros estilos orientais, como arquitetura japonesa, chinesa, indiana, etc. A seguir, vamos ver os principais estilos arquitetônicos europeus, sua ordem cronológica, características e como eles chegaram ao Brasil. O aproveitamento da luz natural é uma característica importante desses tipos de arquitetura moderna. As grandes janelas e claraboias permitem que a luz do sol inunde os interiores. Assim como na maioria das profissões, na arquitetura os profissionais também podem optar por trabalhar em diferentes áreas ou com a produção de diferentes tipos de projetos de arquitetura. Com início em 1925 na França, foi o primeiro estilo verdadeiramente internacional, influenciando não só na arquitetura, mas também em móveis, jóias e utensílios.

É o estilo arquitetônico que se apresenta como a resposta ao estilo de vida do homem no período industrial, já na primeira metade do século XX. Ele carrega um discurso social e estético que reflete no design de cidades, arquiteturas, automóveis, eletrodomésticos, etc. O modernismo nasceu na escola de design alemã Bauhaus e no Movimento De Stijl holandês, tendo como principais características a simplicidade e funcionalidade.

Projeto Acústico

Pode-se dizer que a arquitetura contemporânea é um movimento marcado por diferentes influências. Propuseram uma melhor relação com o entorno dos edifícios, entre o novo e o antigo; e entre alturas, escalas, e modulações. O neoclassicismo na arquitetura russa chegou durante o período Petersburguês. Veja como isso influenciou as construções dos períodos seguintes em nosso post.

Quais são os tipos de Arquitetura?

Residências com esse estilo possuem uma paleta de cores mais neutra, como paredes brancas e móveis cinzas-claro. Elas também se inspiram em elementos naturais, com móveis de madeira e artigos de decoração feitos com materiais orgânicos. Similar à arquitetura das construções gregas, a arquitetura mediterrânea é inspirada na cultura dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Grécia, Itália, Turquia e Espanha. Por isso, é um estilo de design muito procurado por pessoas que moram perto do mar, já que possui muitas características litorâneas. Um projeto de arquitetura de estádios é um projeto que visa criar estruturas para eventos esportivos, incluindo estádios, arenas, ginásios, entre outros. Um projeto de arquitetura de transporte é um projeto que visa criar estruturas para transporte público, como estações de trem, metrô, terminais de ônibus, entre outros.

Projetos Governamentais

Dentre todos os estilos de arquitetura, esse definitivamente combina com o Brasil. O estilo tropical utiliza diversos materiais e elementos naturais valorizando o paisagismo. Uma marca deste estilo é a utilização de cores quentes para se criar ambientes aconchegantes e confortáveis. Os ambientes externos e internos estão sempre em perfeita harmonia e as fachadas em sintonia com o exterior imediato. Uma recomendação excelente é utilizar jardins que integrem espaços internos e externos.

Estilos de arquitetura: Qual o seu?

O profissional que cuida dos projetos de iluminação é bastante técnico e busca adequar o ambiente às suas funções. Para isso, ele precisa avaliar a quantidade de luz necessária e verificar a incidência de luz solar. Em outras palavras, temos um arquiteto pronto para lidar com questões visuais da cidade.

Uma casa unifamiliar será uma habitação projetada apenas para uma família, num determinado espaço. Nessa disciplina, o estudante aprofunda seus conhecimentos sobre os princípios de planejamento e projeto da infraestrutura urbana, planta de casas com 3 quartos sendo 1 suíte como pavimentação e construção de pontes. A grade curricular do curso de Arquitetura é composta por disciplinas das Ciências Exatas e Humanas. Portanto, aquela ideia de que o arquiteto só faz cálculos e desenhos não é verdade.

Por isso, sua estética, proporções, usos e aplicações de materiais e técnicas funcionais e estruturais caracterizam cada estilo em particular. Estilos de arquitetura são tipos de classificações utilizadas para identificar os locais e períodos de tempo ao qual pertencem as obras arquitetônicas. Levam-se em consideração várias características formais, inclusive as influências de trabalhos de outros criadores sobre cada obra. Podem ser projetos únicos ou múltiplos, como no caso de redes de centros comerciais que mantém a mesma estrutura básica dos empreendimentos.

Você também pode gostar...