Ângulos De Câmera No Cinema
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Ângulos De Câmera No Cinema

Assim, o dialogismo opera dentro de qualquer produção cultural, letrada ou analfabeta, verbal ou não verbal, elitista ou popular. Os filmes de um cineasta como Godard só fazem ampliar essa noção do artista como orquestrador das mensagens lançadas por todas as séries – literárias, pictóricas, musicais, cinematográficas, publicitárias etc. Porém os mesmos mecanismos dialógicos básicos operam dentro da chamada cultura popular. Um bom exemplo é o fenômeno do hip-hop nos Estados Unidos, que inter-relaciona os universos culturais do rap, do grafite e da dança break.

Nesse sentido, pressupõe-se que o eu humano, por analogia, não tem existência independente, pois depende do meio ambiente social, que estimula sua capacidade de mudança e de resposta. É dessa forma que Bakhtin formula uma noção da relação entre o eu e o outro que se situa no âmago de seu projeto. É dessa natureza híbrida e transcultural da linguagem proposta por Bakhtin que se vai ao encontro dos outros dois conceitos que citei para pensar o cinema , pois ambos estão inseridos no próprio conceito de dialogismo.

Educação Formal

Essa existência voltada para poder “jogar com as regras do jogo”, ao invés de criar uma empresa competitiva dentro de um determinado mercado, é uma das diferenças que estas empresas têm em relação às empresas de Burocracia Profissional. O programa de atividades será ministrado pelo professor do curso de Cinema e Vídeo do campus de Curitiba II, doutor Eduardo Baggio. A proposta é fazer uma introdução aos principais conceitos de linguagem cinematográfica e as relações com narrativa. “Apreender o que os filmes dizem e o que cada espectador, ao ver o filme, quer dizer, talvez seja a experiência educativa mais profunda que o cinema possa proporcionar.

Quais são os elementos da linguagem cinematográfica?

Planos

Rotação da câmera em torno de seu eixo horizontal ou vertical . Abrange uma vasta e distante porção de espaço, como uma paisagem. Os personagens, quando presentes no PG, não podem ser identificados. O retângulo resultante da projeção da pirâmide sobre uma superfície plana, seja o filme, seja a tela de projeção.

Funciona como DETERMINANTE do próximo plano e, quem sabe, também do anterior. PM – um HOMEM e uma MULHER LOURA, de perfil, olham um para o outro. É um plano de câmera objetiva, usado para posicionar os personagens. O que é decidido na pré-produção, o que se deixa para a filmagem e o quão aberto se leva o material para a montagem? Como integrar o trabalho de câmera com o trabalho dos atores?

As três maiores produtoras, ao nível de número de pessoal, são a Otto Desenhos, a Panda Filmes e a TGD. São elas também as que apresentam uma maior diferenciação vertical, confirmando a correlação entre tamanho e diferenciação vertical mais acentuada . A diferença de tamanho também acarreta em outras diferenciações estruturais. Há na Otto Desenhos, na Panda Filmes e na TGD uma maior complexidade e maior centralização em comparação com produtoras independentes como a Avante Filmes, que apresenta um número de pessoal relativamente grande.

Muito antes disso, coube a Weber determinar estrutura como uma organização social onde há hierarquia de autoridade, divisão de trabalho e regras formais; em uma forma mais sintetizada, são a essas características que as definições de Hall se referem. Mintzberg (2009. p.12), por sua vez, define estrutura de uma organização como “a soma total das maneiras pelos quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, depois, como a coordenação é realizada entre as tarefas”. Fique atento que o uso dos cortes muda a sua conotação conforme a época. O jump cut, por exemplo, que é quando cortamos um plano para esse mesmo plano mas em outro momento, era recebido com estranhamento até pouco tempo atrás. Esse estranhamento era usado conscientemente, para causar desconforto no espectador. Ferramentas como o Youtube ou o TikTok acabaram popularizando o jump como linguagem e hoje nem notamos mais.

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Um professor que acompanha na busca e corre junto o risco de expor o aluno ao seu próprio gosto, a suas escolhas e preferências, trocando o lugar simbólico do educador. Dessa forma, nota-se um consenso entre os teóricos da área, de que a aparição da linguagem cinematográfica se deu com a progressiva descoberta de procedimentos de expressão fílmica, pois o cinema, no seu início, não era dotado de linguagem; era somente a reprodução do real. Entretanto, as teorias do cinema nos ajudam a pensá-lo de diferentes formas para além da linguagem, como ficou acordado em consenso pelos primeiros teóricos. O tamanho do plano de enquadramento de uma imagem é determinado pela distância entre a câmera e o objeto filmado.O plano geral é um enquadramento aberto, exclusivo para mostrar vistas urbanas ou paisagens, visando situar a história ou partes dela. O primeiro plano é uma aproximação em relação ao plano geral, que enquadra o personagem da cintura para cima, e também é usado para mostrar os personagens da cena reunidos, mantendo-se o enquadramento a partir da linha da cintura.

O que ele quer dizer com isso é que o eu não está lacrado, pois ele é capaz de atravessar a fronteira e de imaginar o outro como sujeito e ver a si mesmo como objeto. Dessa forma, tal conceito bakhtiniano tem profunda identificação com a diferença e a alteridade, demonstrando afinidade intrínseca com tudo que é marginal e excluído, em que os marginalizados teriam a possibilidade de apropriarem-se do centro simbólico, sorobusca.com.br numa espécie de explosão de alteridade. Segundo Stam, “mais do que simplesmente ‘tolerar’ a diferença, a abordagem bakhtiniana respeita-a e até a aplaude(Stam, 1992, p. 14). Assim, pensando nesse contexto de interação verbal, pode-se problematizar tal questão refletindo sobre o tratamento dado à palavra alheia e ao discurso do outro. Esse discurso do outro é ignorado, respeitado, distorcido, caricaturado?

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